Home Jornal da Capital Agenda Arte e docência em pauta no CEIA Talks do Farol Santander

Arte e docência em pauta no CEIA Talks do Farol Santander

796
0

O CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte) realizará no próximo dia 02 de setembro, às 19h30, a próxima edição do CEIA Talks com o tema: “Papo Educador: Docência e Arte Contemporânea”. O encontro, no Átrio do Farol Santander terá mediação da professora de artes visuais da UFRGS Karine Storck e participação da arte-educadora Alice Wapler, do pedagogo e professor da UFRGS Rodrigo Saballa e do artista visual Sandro Ka.

O evento será presencial mediante convites, que terão limite de 30 unidades e estarão disponíveis gratuitamente no site www.sympla.com.br/ceia. O CEIA Talks contará com intérprete de libras. Não será permitida a entrada de pessoas sem a confirmação feita via Sympla. Além disso, é obrigatório o uso de máscara no local e respeito ao distanciamento.

No debate, o tema será amplamente discutido por autoridades que possuem uma vida dedicada à arte e à educação, que possuem o desafio diário de construir um cenário para que a arte na educação não seja um processo mecanizado e engessado. “Nossa expectativa ao reunir esse time de pensadores é ampliar a discussão sobre a importância da arte-educação no ensino. Queremos propor uma séria discussão sobre o cenário atual e futuro brasileiro, sobre a capacitação de gestores, professores, artistas e instituições culturais. Sabemos que a arte-educação é parte importante no processo de desenvolvimento humano, portanto, precisamos ir à frente e questionar as relações e ações que são possíveis quando unimos arte e educação com escolas e instituições culturais”, indaga Thaís Carreires, head do CEIA.

PAINELISTAS

 

Alice Wapler/Arquivo pessoal

ALICE WAPLER

Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Com experiência em aulas regulares e oficinas em escolas e ateliês, foi professora do Colégio Farroupilha e sócia fundadora do Azul Anil Espaço de Arte. Ministrou, em escolas e faculdades, formações de educadores (as) baseadas no diálogo entre as expressões artísticas e no desenvolvimento de processos criativos. Curiosa pelos percursos de autoconhecimento por meio da arte, possui formação nas áreas de Arte, Criatividade, Educação e Formação de Leitores. É autora do livro Vamos Fazer Arte com o Azul Anil?, da editora Mediação, e contribuiu com proposições artísticas para o livro Vive Rudá: Guia Prático de Aplicação de Valores Humanos na Educação, da editora Brahma Kumaris.  Entusiasta da associação entre Arte e Literatura, atualmente realiza Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, pela UCS.

 

Rodrigo Saballa/Arquivo pessoal

RODRIGO SABALLA DE CARVALHO

Pós-doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS). Professor da área de Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Líder do CLIQUE – Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas – CNPQ-UFRGS.

 

Sandro Ka
Crédito: Adriana Marchiori

SANDRO KA

Artista visual e pesquisador. Professor de Gestão e Produção Cultural (IFRS). Doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos (FACED/UFRGS), licenciado em Artes Visuais (Centro Universitário Claretiano) e bacharel em Artes Plásticas (IA/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e participa de mostras coletivas em diversas cidades no Brasil e no exterior, desenvolvendo produções nos campos da escultura, do desenho, da instalação e da intervenção urbana. Premiado na área de Artes Visuais, possui obras em importantes acervos, como MARGS, MACRS, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – IA/UFRGS e UFCSPA (Porto Alegre/RS), AMARP (Caxias do Sul/RS), MAVRS (Passo Fundo/RS), Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB (Viamão/RS) e Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte/CE).

 

MEDIAÇÃO – KARINE STORCK

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Especialista em Estudos Culturais e Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pela UFRGS e mestre em Educação pela mesma universidade. Foi professora de artes visuais em escolas da rede municipal e estadual na cidade de Porto Alegre-RS e desde 2017 atua no Colégio de Aplicação da UFRGS. É integrante do ARTEVERSA -Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (FACED/UFRGS) e do Programa de Extensão Práticas Pedagógicas do CAp/UFRGS em diálogo (PRAPEDI).

 

PROGRAMAÇÃO/SERVIÇO
19h – Abertura CEIA
19h30 – Início do CEIA Talks
20h30 – Encerramento

Ingresso
O convite é gratuito e válido por pessoa e para o evento;
Serão liberados 30 ingressos;
Em relação às vagas, será de acordo com a chegada.
Ingressos gratuitos disponíveis em www.sympla.com.br/ceia

SERVIÇO:

“CEIA Talks – Papo Educador: Docência e Arte Contemporânea”

Dia 02 de setembro – 19h30

Convites: www.sympla.com.br/ceia

Horário: 19h30 às 20h30

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Site CEIA: www.ceia.co

Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co

YouTube: https://www.youtube.com/c/CEIAPOA

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here