Home Jornal da Capital É Notícia Orquestra Villa-Lobos faz Concerto na Calçada

Orquestra Villa-Lobos faz Concerto na Calçada

403
0

A Orquestra Villa-Lobos levará música ao vivo, nesta quinta-feira (02), na calçada da Estação do Banho (Rua Padre Chagas, 238) a partir das 15h. Com um repertório variado de choro, gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX, o Grupo de Choro da Orquestra Villa-Lobos contará com Geyson William (violão), Thales Mença (cavaco e bandolim), Igor Keven (rebolo e cavaco) e Vítor Rogério (pandeiro).

Durante o Concerto na Calçada, serão comercializados aromatizadores de ambiente com o selo OVL – produto gentilmente cedido pela Estação do Banho, cujo valor arrecadado será revertido para a Orquestra. No local, também estarão disponíveis produtos do Allegro – bazar virtual da OVL, como ecobags, canecas, cadernetas, DVDs e o livro “Música que transforma”. Para a maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira, “a parceria com a Estação do Banho é uma excelente oportunidade a fim de levar a música para as ruas novamente e reforçar a importância do projeto para Porto Alegre, pois ainda dependemos do apoio de políticas públicas para que possamos levar educação musical a centenas de crianças”, reforça.

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido desde abril de 1992 junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs  (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e os DVDs (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013 e Paz & Amor, de 2021).

 Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil. O mais recente reconhecimento veio em novembro passado quando, com Afrika, conquistou o Prêmio Açorianos de Música 2019-2020 na categoria Espetáculo do Ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here