Home Jornal da Capital Cultura Artista francês Louis Guillaume abre a programação de exposições do Paço Municipal...

Artista francês Louis Guillaume abre a programação de exposições do Paço Municipal em 2024

440
0
Louis Guillaume - Crédito: Tiago Bortolini

No dia 25 de janeiro (quinta-feira), às 18h, a Aliança Francesa Porto Alegre, a Fundação Iberê e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da coordenação de Artes Visuais, inauguram na Sala Aldo Locatelli do Paço Municipal a exposição “Synchretismo”,de Louis Guillaume (FR). Os trabalhos são resultado da residência artística do artista, que passou 45 dias hospedado na casa-ateliê que pertenceu ao pintor Iberê Camargo, localizada no bairro Nonoai. Com orientação do artista Eduardo Haesbaert, que foi impressor de Iberê, Guillaume utilizou elementos naturais encontrados na orla do Guaíba e em sua rápida passagem pela cidade de Mostardas, a 175km de distância da Capital, para produzir as obras desta mostra.  

Graças ao trabalho no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, ao lado de Eduardo Haesbaert, eu pude, finalmente, superar a relação de intenção e de representação com o desenho para uma abordagem mais física, na qual o corpo está envolvido – levando o trabalho inevitavelmente à abstração. Essas folhas de papel foram trabalhadas no chão como uma pele curtida; delas, retirou-se qualquer forma de nobreza, procurando revelar a fragilidade e a descamação do papel, sua singularidade e vitalidade. As folhas de papel conheceram a chuva, o sol, o fogo, como se fossem as experiências de uma vida inteira ou, talvez, de suas origens reconstituídas. Muitas vezes inconcebíveis, os efeitos dos materiais que aparecem estimulam a imaginação e estabelecem a conexão que me faltava entre a pintura e a escultura”, descreve o artista.  

Exposição Synchretismo Foto: Fábio Alt

SERVIÇO 
Exposição Synchretismo 
Artista: Louis Guillaume(FR) 
Organização: Gustavo Possamai (Fundação Iberê) 
Quando: 25 de janeiro | 18h às 21h 
Visitação: até 8 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h 
Onde: Sala Aldo Locatelli Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico) 
Entrada franca 
Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre e Fundação Iberê 
Patrocínio: Timac Agro 
Apoio: Casa Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre 

Fonte: Fundação Iberê Camargo – Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here