Brasil e Argentina firmam acordo inédito para as artes cênicas
O INTERCENA – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas – que reuniu em Porto Alegre diretores, atores, produtores, empreendedores culturais e companhias artísticas da América Latina, apresentou o balanço do encontro. Durante o evento, que ocorreu de 24 a 27 de abril, foi firmado um acordo de cooperação entre Brasil e Argentina, assinado por Alexandre Vargas, coordenador do Intercena, e Marcelo Allasino, diretor executivo do Instituto Nacional do Teatro (INT). A parceria permite a realização conjunta de planos, programas e projetos teatrais entre as duas instituições.
“Estamos muito felizes e orgulhosos com essa parceria. É um importante passo para o nosso mercado. Além disso, para nós, do Intercena, um grande conquista porque a nossa ideia do encontro sempre foi tirar ideias do papel”, afirma Alexandre Vargas. O acordo prevê o intercâmbio de 12 companhias brasileiras e 12 companhias argentina a partir de 2019. Esse é um acordo inédito entre os dois países. “Agora, vamos iniciar um processo de cadastros e capacitações”, diz.
Além da parceria Brasil-Argentina, outra ação importante de internacionalização ligada às artes cências brasileiras vai ocorrer neste mês. Grupos de teatro terão a oportunidade de participar da 5ª Feira Internacional da China para o Comércio de Serviços (CIFTIS, sigla do nome em inglês). O evento acontecerá em Pequim no período de 28 de maio a 1º de junho de 2018. “Foi sinalizada a possibilidade dentro do Intercena e, agora, os grupos que se interessarem poderão levar os seus trabalhos para serem apresentados no Oriente”, conclui Alexandre.
O INTERCENA, foi o primeiro mercado profissional do setor do sul Brasil. Já foi considerado, por diversas instituições e profissionais do setor, o mais importante e relevante para o segmento em 2018. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Os eixos foram organizados da seguinte forma: 1) Capacitação para Internacionalização das Cias de Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul; 2) 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; 3) Rodada de Negócios com Curadores e Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais e 4.) Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas.
Crédito: Marcio Gamboa