Após a boa receptividade da população litorânea gaúcha para a campanha “Óculos de Qualidade Protege de Verdade”, que iniciou no início de janeiro, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica RS) concentra os esforços da divulgação em Porto Alegre neste sábado (01), na Orla do Guaíba, a partir das 13h.

A exemplo das 13 praias no litoral norte onde se promoveu as ações, os consumidores da Capital serão orientados sobre os problemas de saúde visual provocado pelo uso de lentes e óculos de sol falsificados, que potencializam os raios UV e o consequente danos à retina. Uma equipe móvel distribuirá material informativo junto ao ponto do Sesc RS e ao longo da Av. Edvaldo Pereira Paiva.

Também esta prevista para fevereiro em Porto Alegre, em data a ser confirmada, testes de acuidade visual, além da orientação e prevenção com a saúde dos olhos. Esta operação, em parceria com Fecomércio RS, Sesc e Prefeitura Municiapla de Porto Alegre, aconteceu ainda em 2019 no Glênio Péres, no Centro Histórico.

Em outras frentes, a campanha também estende-se além dos balneários. As praças de pedágios servem de ponto de apoio para panfletagem nas praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19).

Paralelamente, campanha semelhante do Sindióptica RS com apoio do Procon Porto Alegre, contra óculos falsificados circulam na parte traseira de ônibus (bus door) da frota da Capital. Com o slogan “Falsificado, nem de graça!” e a imagem de um abacaxi com óculos, a campanha pretende atingir o público circulante, a partir de 100 painéis colocados nos ônibus.

Já a ação do “Óculos de Qualidade Protege de Verdade” vai reproduzir no total, cerca de 300 mil panfletos impressos que serão distribuídos em pontos próximos a venda de produtos sem procedência. Para o presidente do Sindióptica RS, André Roncatto, os efeitos cumulativos provocados por raios solares sem a proteção adequada, sobretudo com uso de lentes falsificadas, potencializam ainda mais a queima da retina. “A população precisa saber da gravidade e as consequências sobre o uso de óculos falsificados e os danos aos olhos, que podem levar até a cegueira, o que é um verdadeiro atentado à saúde pública” alerta Roncatto.

Em 2019, durante os dois meses de ações de mobilização da campanha, mais de 450 mil veranistas despertaram a atenção sobre os malefícios para o uso de óculos falsificados. Testes de visão junto à comunidade praiana e palestras proferidas por especialistas sobre os cuidados com a saúde visual também estão previstas nas Casas de Verão Sesc, em parceria com o Sistema Fecomércio RS/Sesc.

Os óculos estão em quinto lugar na escala de artigos falsificados. De um total de R$ 1,17 trilhão que a economia subterrânea movimenta no Brasil, 6% dizem respeito ao Rio Grande do Sul. O percentual é equivalente a R$ 76,48 bilhões.

 

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