Home Jornal da Capital Agenda Casa Barroso foi prorrogada e segue em exposição na Quarta Cultural até...

Casa Barroso foi prorrogada e segue em exposição na Quarta Cultural até julho

825
0

Quixadá, ou “curral de pedras”, é um paraíso brasileiro no sertão central. A terra dos monólitos que se estendem como icebergs rochosos e escaldantes até o costado das nuvens. O lugar onde as flores de maracujá florescem no “inverno” nevoento e chuvoso a apalpar a terra seca, a serenar os pensamentos, amarelando o ocaso brilhoso na fronteira do dia com a noite. Berço de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, embora nascida em Fortaleza, adorava visitar a cidade e repousar as mãos em livros à sombra do arvoredo ou do alpendre da fazenda “Não Me Deixes”, herdada do pai. Hoje Rachel tem sua própria Casa em Quixadá, para preservar seus originais e suas memórias, erguida sobre um monólito e aberta para visitação pública no centro da cidade. E foi esta terra que Eduardo Cabeda escolheu para fotografar. Na verdade ele foi escolhido, ‘abduzido’ pela beleza, sensibilizado pela natureza, pelo tempo que passa lentamente ao redor.

Ao visitar Quixadá durante as gravações para uma série de tevê, enquanto a luz “cósmica” se debruçava sobre a locação, Eduardo foi chacoalhado pelo sossego das coisas profundas, maquinadas nos movimentos intermináveis duma vida confundida com silêncio. “Entre uma cena e outra, um plano e outro, ao se construir ‘a luz da luz’, é que me escapei, peguei o celular e cliquei esse ensaio ao acaso”, afirma. E assim se descobriu capaz de angular instantes a um público. Com o incentivo dos amigos e a possibilidade de participar do projeto Quarta Cultural, Eduardo, enfim, resolveu expor “A Casa Barroso’, uma homenagem ao personagem real, Francisco Leonardo Barroso.

Eduardo Cabeda é diretor e roteirista, formado em Letras/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa e foi professor de Narrativas Audiovisuais no programa de pós-graduação da ESPM-Sul. Também trabalhou para várias produtoras de Porto Alegre e já roteirizou e/ou dirigiu peças de teatro, curtas e longas-metragens, storytelling, filmes publicitários, documentários e séries de televisão para Grupos Exibidores de médio e grande porte, nacionais e internacionais, entre eles, TVE, TV Brasil, A&E Ole Networks, RBS TV e TV Unisinos.

Casa Barroso – exposição de fotos de Eduardo Cabeda
Visitação até 04 de julho
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Biblioteca do Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada franca

Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here