O CEIA contará com uma nova intervenção nos próximos quatro meses. A partir do dia 19 de agosto, estará à disposição do público a exposição ‘TransbordAR’, da artista paraense Roberta Carvalho, no Átrio do Farol Santander. A entrada é franca, de segunda a sexta, sempre das 9h às 18h. Além disso, também no dia 19, às 19h, será realizado um talk entre a artista e a curadora Mel Ferrari sobre a construção da obra e a relação da arte com tecnologia e a inovação.

Crédito/divulgação

‘TransbordAR’ conta com a reprodução em grande escala de quatro obras da artista visual: ‘Maré’, ‘Ilha’, ‘Submersos’ e ‘Passa um rio por aqui’. A exposição, que traz um mergulho na experimentação de realidades mistas, provoca interação do público com a obra através da realidade aumentada. Esse intercâmbio – instigado pelo uso da tecnologia – revela ao público a força das águas e dos rios enquanto potências de vida.

As obras estarão expostas em locais estratégicos dentro do CEIA, e para acessar os conteúdos de realidade aumentada e conferir as intervenções da artista, os visitantes precisam instalar um aplicativo de celular chamado ‘Amazônia aumentada’.  Por ele o público terá acesso ao conteúdo contido nas imagens fotográficas”, revela a historiadora de arte e curadora da mostra Mel Ferrari.

Roberta carvalho
Foto: Julia Rodrigues

Sendo pioneira em intervenções com projeções na Amazônia, o trabalho de Roberta Carvalho expõe os limites entre realidades, com intuito de revelar a relação íntima do rio com as pessoas. “Minha motivação é relacionar natureza, pessoas e a arte, através de ‘TransbordAR’ abre-se uma janela invisível e sensorial com imagens capturadas da floresta amazônica mostrando a relação das pessoas com a natureza e vice-versa”, afirma a artista Roberta Carvalho.

Roberta Carvalho foi vencedora de diversos prêmios como o Funarte Mulheres nas Artes Visuais (2014) e Funarte Microprojetos da Amazônia Legal (2010). Ela também foi bolsista de pesquisa e criação artística do Instituto de Artes do Pará (2006 e 2015). A artista ainda tem participações em exposições, mostras e festivais, no Brasil e em outros lugares como Paris, Barcelona, Martinica, Reino Unido. 

Além de ‘TransbordAR, o local ainda permanece com a exposição ‘Toten’, de Bruno Novelli, e ‘Pli selon pli’, de Vicente de Mello, abertas ao público e com entrada franca. Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, o CEIA apresentará até dezembro de 2021 uma agenda repleta de atrações, como exposições de arte visuais, shows e debates que provoquem reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo.

SERVIÇO

“Exposição Roberta Carvalho – TransbordAR”

Horário de funcionamento

Segunda a sexta, das 09h às 18h

Local: Farol Santander Porto Alegre

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Site CEIA: www.ceia.co

Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.