Home Jornal da Capital Agenda “Derrota” é o único espetáculo gaúcho selecionado para o tradicional evento teatral...

“Derrota” é o único espetáculo gaúcho selecionado para o tradicional evento teatral paranaense

505
0

Com direção de Camila Bauer, Derrota é o único espetáculo gaúcho selecionado para o Festival de Curitiba – um dos principais eventos de artes cênicas do país que completa 30 anos em 2022. O monólogo interpretado pela atriz Liane Venturella vai ser exibido na Mostra Interlocuções nos dias 31 de março e 1º de abril no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba), às 19h, com entrada franca.

Será também a estreia em formato presencial da coprodução do Projeto Gompa e da Cia. Incomode-Te. Primeira montagem brasileira para o texto homônimo do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis, Derrota teve a primeira temporada em versão digital no ano passado. Concebida e realizada durante a longa temporada de teatros fechados durante a pandemia, a peça traz a atriz em total cumplicidade com o espectador. Uma proposta sem efeitos visuais e que valoriza uma excelente intérprete e um texto riquíssimo.

Escrita no ano 2000, Derrota faz parte do texto Oblívio e mais quatro monólogos, também composto por Memória, Arrependimento, Arte e Oblívio. Nos anos de 1960, Dimítris Dimitriádis estudou teatro e cinema na Bélgica. Traduziu obras de ícones da dramaturgia, como Jean Genet e Bernard-Marie Koltés. O dramaturgo grego já conquistou diversos prêmios e é apontado como um expoente da cena contemporânea mundial. No Brasil, foi encenado por diretores como Luciano Alabarse (A Vertigem dos Animais Antes do Abate, 2014) e Fernando Kinas (Morro como um país, 2013), da Kiwi Companhia de Teatro.

O ESPETÁCULO
Os pensamentos de uma mulher que, sozinha, interage olho no olho com os espectadores. Uma proposta aparentemente muito simples, mas que se revela algo bem mais profundo.

Derrota nos convida a navegar pelas profundezas de um ser humano que retoma aspectos cruciais de sua existência, numa relação estreita entre vida e memória, derrota e vitória, compreensão e não aceitação daquilo que nos rodeia e que nos é mais caro. Nossa relação com o mundo, nossos desejos e impotências frente a tudo. Segundo o autor, os personagens “falam como se lhes tivesse sido dada a palavra pela última vez (…), como se orador soubesse que cada palavra que pronunciasse, terminaria gradualmente a sua oportunidade de falar”.

Nesse sentido, vemos alguém que busca cada palavra para tentar traduzir com exatidão o que sente e pensa, denunciando os limites da própria experiência verbal, ao mesmo tempo em que atesta a urgência da palavra. São tentativas de inscrição do eu no mundo, bem como, registros do mundo na memória individual, em uma insistente busca da palavra que melhor traduza essa relação. Em Derrota, a vontade de mudar o mundo não é suficiente para modificá-lo, assim como o desejo de expressão não basta para encontrar a palavra exata.

O espetáculo traz ainda a parceria de consagrados artistas que integram a equipe. A direção sonora é de Álvaro RosaCosta. Júlio Estevan assina os vídeos e Claudio Etges, as fotos. A iluminação é de Ricardo Vivian e a produção, de Letícia Vieira.

FICHA TÉCNICA
Texto: Dimítris Dimitriádis; Direção e tradução: Camila Bauer; Elenco Liane Venturella; Direção sonora: Álvaro RosaCosta; Vídeo: Júlio Estevan e Nado Rossa; Fotos: Claudio Etges; Orientação de figurino: Fabiane Severo; Iluminação: Ricardo Vivian; Assessoria de imprensa: Léo Sant´Anna; Social media: Pedro Bertoldi; Produção artística: Letícia Vieira; Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Projeto Gompa e Cia. Incomode-Te.

SERVIÇO
QUANDO: 31/03 e 1º/04, quinta-feira e sexta-feira, às 19h
ONDE:  Teatro da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba, Paraná)
QUANTO: gratuito
DURAÇÃO: 30 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre

Fonte: Assessoria de Imprensa  – Léo Sant´Anna 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here