Home Jornal da Capital Destaque Vinícola Don Giovanni mantém foco na agricultura sustentável na vindima 2022

Vinícola Don Giovanni mantém foco na agricultura sustentável na vindima 2022

486
0

A vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS), finalizou o balanço e os resultados da vindima 2022. A equipe de enólogos responsáveis da DG, acreditam que o ano que passou, exigiu maior atenção no que se refere aos cuidados com o manejo. “Tivemos um grande período de seca. Uma das mais fortes dos últimos anos. Aqui na nossa região, felizmente não tivemos perdas em relação a qualidade na uva. No entanto, tivemos uma redução no volume da produção, se comparado a 2021”, avalia Maciel Ampese, enólogo da DG.

As principais variedades colhidas na vindima Don Giovanni 2022 foram de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Ambas servem como base para os espumantes, representando em torno de 80% da produção. O restante se concentra nas variedades Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon e Ancellota.

Entre as novidades apontadas durante a vindima 2022, segue o propósito com o foco na sustentabilidade, por meio do manejo biodinâmico, tendo o objetivo de trazer mais vida para o solo e às plantas. “Ainda não podemos nos considerar uma vinícola biodinâmica. Mas, seguimos trabalhando a prática em 100% da propriedade, não somente na uva. Porém, quando há necessidade, intervimos com o tratamento convencional, especialmente, em virtude das condições climáticas”, explica Ampese.

Don Giovanni – Grande potencial como produtor de espumantes se confirma na vindima 2022
Crédito: divulgação

Ainda sobre o manejo biodinâmico, a vinícola Don Giovanni adianta que, a cada ano que passa, evolui mais nesse sentido. “Estamos buscando sempre no mercado inovações com produtos biológicos a fim de produzir uma uva com qualidade ainda mais aprimorada”, afirma o diretor da vinícola, Daniel Panizzi.

Hoje, a vinícola Don Giovanni produz 120 mil garrafas por ano. A cada ano, cerca de 30 mil visitantes passam pelo local. O complexo enogastronômico Don Giovanni tornou-se referência a centenas de turistas do Brasil e exterior. O terroir vem chamando a atenção local e internacionalmente, pela sua expressividade e características únicas conferidas à produção. A qualidade está na essência e no DNA da região, que já provou o seu potencial como produtor de espumantes.

O crescimento do número de turistas na vinícola Don Giovanni se deve também, em virtude da inauguração do restaurante Nature, que abriu, no segundo semestre do ano passado. Localizado dentro da propriedade, o espaço oportuniza uma integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni. Com horários estendidos, permitindo degustar vinhos e espumantes com calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região.

Serviço
Don Giovanni VRS 805 – Linha Amadeu (28) – Km 12 Pinto Bandeira – RS
Fones: + 55 (54) 3455.6293 e 3455.6294 / www.dongiovanni.com.br
Don Giovanni nas Redes Sociais – Instagram @vinicoladongiovanni. No Facebook Vinícola Don Giovanni

Fonte: Evidência Press –  Assessoria de Comunicação

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here