Home Jornal da Capital Cultura Dia da Literatura Brasileira: de José de Alencar para todos nós

Dia da Literatura Brasileira: de José de Alencar para todos nós

1332
0

Dia 1º de maio é o Dia da Literatura Brasileira e, para celebrar esta data tão importante para a cultura nacional, a Edipro, selecionou alguns títulos da Coleção Luso-Brasileira do selo Via Leitura.  São obras escritas por aquele que deu origem a esta data: José de Alencar, um dos mais importantes escritores do Romantismo Brasileiro!

Nascido em 1º de maio de 1829, José de Alencar foi um dos primeiros escritores a retratar o Brasil de forma realista. Com personagens bem construídos, as obras do autor chegaram a ter características da escola literária que viria a seguir: o realismo. Sertões nordestinos, sociedade de aparência e a vida indígena eram seus temas favoritos. Cearense, advogado, jornalista e político, Alencar enriqueceu a literatura brasileira e deu aos leitores o que os livros têm de mais fascinante: sua narrativa e prosa com a contextualização dos detalhes da época.

Senhora: Um dos últimos romances escritos pelo autor, antecipa alguns aspectos do Realismo e do Naturalismo, que dominariam a literatura brasileira nas décadas seguintes. O casamento por interesse, a sociedade de aparências e a hipocrisia são importantes temáticas abordadas por Alencar. Um marco para a literatura e para o Brasil em relação às críticas sobre a sociedade.

LucíolaNesta obra, são os homens que estão em ascensão social. É o universo das cortesãs e dos homens abastados em forma de carta. Lúcia, uma meretriz, é atraída por um novo rapaz, que consegue enxergá-la além das aparências e dos preconceitos da sociedade carioca. Mais uma vez, o autor afronta a sociedade em um romance repleto de tramas amorosas e com um desfecho surpreendente.

Iracema: Este livro faz parte da trilogia indianista de José de Alencar – que inclui ainda O guarani e Ubirajara –, vertente da literatura romântica brasileira que buscou valorizar os temas e a língua nacionais. Amor proibido é a trama deste clássico, entre uma índia e um guerreiro português. Esta edição tem texto integral e traz notas explicativas para os termos não us

uais, para facilitar a compreensão da obra.

Til:  No Brasil os costumes e linguagem da vida rural são fatos que devem ser estudados, principalmente os antigos, pois geralmente são marcados por pela escravidão e pela disputa de poder. E é neste livro que Alencar expõe isso e presta uma das maiores contribuições ao Regionalismo brasileiro.

A Coleção – Luso-Brasileira do selo Via Leitura já conta com mais de 20 títulos com o melhor da literatura de Brasil e Portugal. Para conferir outras obras entre no site.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here