Documentário sobre o grupo Nervo Óptico é lançado no Cine Iberê
No próximo domingo, 1 de julho, às 16h, o Cine Iberê lança o documentário Nervo Óptico: olhar global na solidão local, de Karine Emerich e Hopi Chapman. A sessão única e gratuita será comentada pela doutora, curadora e pesquisadora em Artes Visuais, Ana Maria Albani de Carvalho, autora do livro “Espaço N.O. – Nervo Óptico (Rio de Janeiro, Funarte, 2004) e curadora das exposições sobre o grupo “Nervo Óptico 40 anos”, no (Centro Cultural São Paulo, 2016/2017), “Nervo Óptico – Poéticas Visuais” (1994) e “Espaço N.O. – Expo Documental” (Edital Fumproarte, 1995). A exibição integra o programa de cinema paralelo às exposições Moderna para Sempre – fotografia modernista brasileira na coleção Itaú Cultural e As Durações do Rastro, e tem curadoria de Marta Biavaschi.
Realizado em 2017, Nervo Óptico: olhar global na solidão local é um documentário que trata da atuação do Grupo Nervo Óptico, criado em 1976, em Porto Alegre, que teve como principais objetivos discutir a produção da arte contemporânea, questionar as imposições do mercado e promover a renovação das linguagens. Os componentes do grupo – Carlos Asp, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – exploraram o caráter experimental da arte, produzindo debates, exposições, intervenções e ações no espaço urbano, com intenso emprego da fotografia. O documentário traz um resgate dessa produção 40 anos depois, incluindo, além de entrevistas com os artistas integrantes do grupo, depoimentos de outros artistas e críticos importantes da área. O documentário é uma produção conjunta da Fundação Vera Chaves Barcellos com a Flow Films e a pH7 Filmes.
Serviço
Cine Iberê
Domingo, 1 de julho, às 16h – Nervo Óptico: olhar global na solidão local, de Karine Emerich e Hopi Chapman (32min, 2017, Brasil) – sessão única e comentada por Ana Maria Albani de Carvalho
Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre
Local: Auditório BTG Pactual
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Site: www.iberecamargo.org.br