Home Jornal da Capital É Notícia Ecossistema colaborativo de Porto Alegre promove encontros gratuitos para incentivar o empreendedorismo...

Ecossistema colaborativo de Porto Alegre promove encontros gratuitos para incentivar o empreendedorismo feminino na capital

38
0
Sócias e idealizadoras da iniciativa, Nájila Rocha e Shai Duarte./divulgação

O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil: existem 10,3 milhões de donas de seus próprios negócios no país, um percentual de 34% em relação ao número de negócios totais, de acordo com pesquisa divulgada em 2023 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A independência financeira e emocional é um dos fatores que motiva essa crescimento. E a Amora acredita que, juntas, elas podem fortalecer e valorizar ainda mais esses negócios. Por isso, no Mês da Mulher, o espaço cultural promove encontros gratuitos, online e presencial para fomentar o empreendedorismo feminino e sustentável na capital gaúcha.

O objetivo dos encontros, que ocorrem nos dias 4, 9, 11, 18 e 25 de março, em comemoração ao Dia da Mulher (8/3), é fazer a diferença na organização e no funcionamento das marcas de empreendedoras porto-alegrenses. “Nossa missão é ajudar a acelerar e profissionalizar microempresas lideradas por mulheres, dando mais visibilidade para marcas, criando processos que facilitam o dia a dia e oferecendo serviços de alto padrão que teriam um custo muito elevado caso as empreendedores fizessem tudo sozinhas“, conta Nájila Rocha, sócia da Amora.

A iniciativa se conecta muito ao propósito da Amora, que mistura café e boutique com uma curadoria especializada de produtos autorais. Ou seja: não é apenas uma loja e cafeteria. Localizada no coração de Porto Alegre, na frente da Redenção, é uma Casa de Cultura, Arte e Colaboração voltada para o empreendedorismo feminino, onde todas as mulheres podem se inspirar a transformar ideias em negócios e participar de um ecossistema colaborativo de empreendedoras que apoiam produções locais e sustentáveis.

De acordo com Shai Duarte, sócia-fundadora da Amora, o espaço foi criado para ser uma rede de apoio e comunidade entre mulheres que decidiram empreender. “Conhecemos um grupo de mulheres que costuravam seus produtos no fundo do quintal de casa. Quando elas chegaram na Amora, nós fizemos de tudo para auxiliar. Elas foram crescendo e crescendo e, hoje, vivem somente do trabalho delas. Isso me deixa muito orgulhosa, porque enxergo que precisamos abrir caminhos umas para as outras“, diz.

A programação dos encontros inclui atrações como workshop de arte, oficina de reels e aulas de autocuidado, comunicação/marketing e educação financeira. Para participar dos encontros online, basta entrar nos grupos clicando aqui. O encontro presencial também é gratuito, e será realizado às 9h na sede da Amora (Av. José Bonifácio, 483 – Farroupilha, Porto Alegre).

CRONOGRAMA COMPLETO

4/3: Oficina de Reels com Joana Barbosa — online, às 11h
Joana Barbosa é redatora sênior, de planejamento criativo e idealizadora do Artesanato Feio, projeto cultural para mulheres. Atua desenvolvendo narrativas digitais para marcas em âmbito nacional como O Boticário, Devassa, Snickers e Natura.

9/3: Workshop para liberar a arte para além das fronteiras — presencial, às 9h
Encontro presencial com Adriana Storti, gestora comercial com 26 anos de experiência no comercial de empresas como RBS e Correio do Povo. 

11/3: Aula de Autocuidado com Fernanda Saraiva — online, às 11h
Fernanda Saraiva é buscadora do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Encontrou no YOGA a ferramenta para desenvolver esses dois atributos. 

18/3: Construindo sua marca do seu jeito, com Mariana Rocha — online, às 11h
Mariana Rocha é empreendedora, feminista, comunicadora e relações públicas. Trabalha com Posicionamento e Construção de marcas com foco em apoiar mulheres empreendedoras a divulgarem seus negócios. 

25/3: Aula de Educação Financeira com Rita Correa — online, às 11h
Rita Correa é fundadora do Me Conta, e Tua Conta?, e atua na consultoria financeira de mulheres e empresas que buscam o sucesso financeiro.

Fonte: Luísa Santini – Padrinho Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here