Home Jornal da Capital Agenda Exposição fotográfica destaca personalidades da capital

Exposição fotográfica destaca personalidades da capital

352
0

Personalidades representativas da cultura, esporte, política,  iniciativa privada e outros segmentos são os protagonistas da exposição em que o fotógrafo Nathan Carvalho homenageia os 250 anos da capital. Entre os 22 retratados figuram nomes de expressão, como Tânia Carvalho, Paulo Gasparotto, Olívio Dutra, Nelson Sirotsky, Maria Berenice Dias, entre muitos outros. A realização é da Casa Tendenza Galleria.

Para além das icônicas belezas da cidade – como o pôr do sol e pontos turísticos históricos – o artista visual acredita que são as pessoas que fazem Porto Alegre ser reconhecida e apreciada. “Elas são a alma desse lugar e essa exposição é um tributo para que as gerações futuras lembrem  dos homens e mulheres que fizeram desta cidade um lugar digno  e memorável”, resume  Nathan. Ele explica que em cada retrato explorou uma narrativa visual que contasse as histórias por trás destes conhecidos rostos. Tudo num breve encontro.

A exposição é a primeira parte de um projeto mais amplo que inclui um livro e intervenções urbanas, previstas para o segundo semestre deste ano.

RETRATISTA DA ALMA HUMANA

Nathan Carvalho iniciou na fotografia com apenas 17 anos. Nas últimas duas décadas vem se destacando como um artista visual apaixonado por retratar a alma humana. Da crua realidade das ruas aos românticos casamentos ou retratos de celebridades, ele defende que o importante é a tradução do sentimento. Essa assinatura autoral, Nathan desenvolveu a partir da convivência com o conceituado fotógrafo nova-iorquino Patrick Andersson, quando em 2016 decidiu ir para Nova York. De lá, ganhou o mundo: estudou fotografia em Londres (2017) e cinema nos Estados Unidos (2019). Inquieto, quis conhecer a linguagem latino-americana e se especializou em direção e roteiro com a argentina Paula Markovitch e com o mestre Alziro Barbosa.

No que tange às exposições, produziu “Emoções no Preto e no Branco” (2016), “Coisas de Paris” (2011), “Olhar para o Quadrado” (2014) e participou de inúmeras coletivas, entre elas “Fragmentos de uma Cidade Invisível” (2018) e “Múltiplos Olhares” (2020).

SERVIÇO
Exposição UM BREVE ENCONTRO com Nathan Carvalho
Período: De 19 a 30 de abril de 2022
Horário: das 9h às 17 horas
Local: Tendenza Galleria (rua Quintino Bocaiuva, 967 – moinhos de vento)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here