A partir de novembro, se estiver passando pelas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre, olhe para cima. Essa é a provocação do Festival Arte Salva, que promove pinturas de quatro empenas na região, que contará com trabalhos de Bruno Schilling, Kelvin Koubik, Pati Rigon e Tito Ferrara. Com patrocínio das Tintas Renner by PPG e Dado Bier, esta é a segunda edição do projeto, que em 2020, por decorrência da pandemia, ocorreu em formato online e promoveu a pintura de um mural no Quarto Distrito.

Serão mais de 1.200m2 de área pintada em quatro ruas: na Caldas Jr Bruno Schilling (RS) desenvolverá o trabalho, já na Uruguai com a Siqueira Campos, Kevin Koubik (RS) assina a pintura; Pati Rigon (RS) estará na Av. Borges de Medeiros, e na Praça Parobé, a obra é de Tito Ferrara (SP) (confira as localizações completas abaixo). A curadoria dos artistas é assinada por Vinicius Amorim, criador do projeto.

Ação inédita no Estado, o Festival Arte Salva 2021 tem como objetivo transformar o Centro Histórico em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto. “Não somente uma mudança drástica na paisagem se apresenta com a criação de murais em grande formato, mas também enxergamos transformações no impacto social: a arte pública promove na comunidade o desenvolvimento conjunto econômico, cultural e social, e para o indivíduo, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais. O projeto visa resgatar a sensação de pertencimento da comunidade, deixando para trás a sensação de que as vias públicas são meras passagens, mas sim espaço de arte, reflexão, beleza e contemplação”, declara o Gestor Cultural, responsável no sul do país pelo projeto canadense – Art Battle – maior competição de pintura ao vivo do mundo e que ocorre desde 2016 em Porto Alegre.

As ações no Centro Histórico iniciaram em 05 de novembro, com Kelvin Koubik, e devem encerrar em 15 de dezembro. Cada mural leva em torno de 20 dias para ser pintado, dependendo de questões como clima e complexidade de cada desenho. Serão mais de 930 litros de tintas e vernizes da marca Tintas Renner by PPG utilizados no total. Em torno de 50 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros e segurança, entre outros.

Além das quatro empenas, o festival promoverá uma oficina artística gratuita ministrada pela artista Ane Schutz com integrantes da Ocupação Mulheres Mirabal, que resultará na pintura de um mural no local. Ane realizará a atividade formativa no sábado, 4 de dezembro, e a pintura está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro. Com a ação, o festival alcançará mais de 1200 m2 de área pintada, somadas as empenas e o muro da instituição. A Ocupação Mulheres Mirabal foi criada em 25 de novembro de 2016, com objetivo de ser casa de referência a mulheres em situações de risco e violência, tendo abrigado neste cinco anos, centenas de mulheres e crianças.

FESTIVAL ARTE SALVA
Pinturas iniciam durante o mês de novembro – previsão de entrega até 15 de dezembro
Artistas participantes e locais selecionados

BRUNO SCHILLING
DESPACHANTES ADUANEIROS: Rua Caldas Jr, 20 – Centro Histórico/POA
Bruno Schilling é formado em Design com ênfase em Design Gráfico e desde 2012 participa de exposições e projetos em Porto Alegre, São Paulo, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Ivoti, construindo painéis e murais.

KELVIN KOUBIK
PREDIAL BIER ULLMANN S.A: Rua Uruguai, 35 – Centro Histórico/POA
Kelvin Koubik é artista visual, formado pelo Instituto de Artes da UFRGS e atua como muralista, produzindo obras em grande formato em diversos espaços, público e privados, em diferentes cidades, lugares e estados. Vencedor de dois Prêmios Açorianos de Artes Plásticas (2013 e 2017), é co-fundador do coletivo de desenho Atelier D43, expondo e realizando uma residência artística na França. Desde 2014 seu ateliê se localiza no Vila Flores, um centro cultural no distrito criativo da capital gaúcha.

PATI RIGON
TABAJARA: Av. Borges de Medeiros, 601  – Centro Histórico/POA
Pati Rigon é uma multi-artista brasileira, formada em Design pela UFRGS e pela Politécnica de Turim, na Itália. Trabalha com pinturas à óleo, ilustrações, graffitis, performances, tatuagens, também é modelo e militante trans-intersexo. Iniciou sua carreira nas artes em 2015, com sua primeira exposição de pinturas a óleo hiperrealistas intitulada “Pele Agridoce” na Galeria Península em Porto Alegre.

TITO FERRARA
GARAGEM PAROBÉ: Rua Praça Parobé, 77 – Centro Histórico/POA
Nascido e criado na cidade de São Paulo, o artista Tito Ferrara foi cercado desde que nasceu por uma grande cidade cheia de pessoas, graffitis, pixações e informações. E tudo isso é impresso em seu trabalho pessoal, que é uma mistura de retratos e histórias contadas através de escritas e tags misturadas em camadas. Já assinou trabalhos em NY e esse ano realizará uma imersão pelo Japão.

ANE SCHÜTZ
OCUPAÇÃO MULHERES MIRABAL: Rua Souza Reis, 132
Desde criança, influenciada especialmente pelos animes japoneses, Ane começou a desenhar e não parou mais. Foi do papel ao digital quando ganhou seu primeiro computador aos 14 anos e descobriu o mundo do pixel art. É designer, ilustradora, diretora de arte, desenhista, muralista, combinadora de cores, sujadora de pincéis, gastadora de marcadores, enfim, um pouco de tudo que envolva artes visuais. Trabalha há 14 anos, passando por grandes empresas e grandes paredes. Produz um trabalho focado especialmente na figura feminina e influenciado pela cultura pop, com uso de cores vibrantes, texturas, linhas orgânicas e formas abstratas pra construir suas composições, seja em arte digital, no papel, em tela ou em mural.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.