Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Com o slogan ‘Fim da linha para a violência contra a mulher’, o Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, integrante do movimento mundial da ONU Mulheres, lançou na segunda-feira (30) uma campanha em parceria com a Trensurb. O objetivo é inibir o assédio sexual contra mulheres principalmente dentro do metrô.

A campanha é o primeiro projeto coletivo do Comitê a provocar o tema pelo fim da violência contra mulheres em espaços de transportes públicos. Cartazes e painéis estão sendo espalhados por trens e estações, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. As peças têm imagens com destaque para o número 180 da Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita. Usuários do sistema que presenciarem ou forem vítimas de violência ou assédio ainda podem entrar em contato com a Trensurb por meio do telefone de emergência (51) 3363-8026 ou mandar SMS para o canal de denúncias/emergências (51) 98463-9836 (ambos disponíveis 24 horas). Também podem utilizar o telefone ponto a ponto disponível em todas as estações para contato com a Ouvidoria da Trensurb, ou ainda procurar um dos empregados do metrô nas estações. Além dos cartazes, a campanha terá outras atividades, como intervenções artísticas com o uso grafite e de batalhas de rap que ocorrerão por um período de três meses em estações selecionadas.

Para o lançamento, esteve em Porto Alegre a doutora Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil. Ela foi recebida pelo diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e pelo coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, o deputado estadual Edegar Pretto. Eles embarcaram no metrô na Estação Mercado, junto a convidados, tendo como destino a Estação Canoas. No trajeto, um casal de atores encenou um caso de assédio como parte da campanha para conscientizar usuários do trem. Na simulação, o homem segurava a menina pelo braço e a seguia pelos vagões. Ao final, alertaram para os perigos do machismo na sociedade. Na Estação Canoas, houve a exibição de um painel de grafite da artista Ana Carolina Kruze Marchesan. Depois, o lançamento oficial foi realizado na Unilasalle, com um show de hip hop.

No ato de lançamento, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, destacou que a campanha tem o objetivo de espalhar a mensagem pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres entre os usuários do metrô. Ele avalia que a cultura do hip hop, por meio do grafite e do rap, vai ser importante para a divulgação da mensagem, especialmente para as periferias. “Se cada um fizer a sua parte vamos acabar com os casos de assédio”, declarou.

A representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, falou da iniciativa e do comprometimento do Comitê Gaúcho com o público, sobretudo no trabalho contra o machismo e fim da violência contra as mulheres: “Este é o primeiro comitê estadual no Brasil, e coloca em discussão o assédio sexual contra mulheres e meninas, que é uma preocupação da ONU Mulheres no mundo inteiro”. Por sua vez, o coordenador do Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, Edegar Pretto, afirmou: “É preciso engajamento entre homens e mulheres, para que juntos possamos combater a violência contra as mulheres. Quando se fala em assédio, se fala de uma cultura machista que ainda olha a mulher como objeto. Quem sofre assédio pode e deve denunciar”. O reitor da Unilasalle, Paulo Fossatti, também destacou que é preciso romper o silêncio que acoberta a violência contra as mulheres. “Olho para este projeto com grande esperança. Onde encontramos uma desigualdade temos a obrigação de mostrar indignação. Estamos engajados”, afirmou.

Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.
A campanha é coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, com participação da Trensurb, Universidade La Salle, Agência Moove, Ministério Público, Associação de Procuradores do Estado, Coletivo Hip Hop Linha do Trem e Escritório da ONU em Brasília.

Foto: Artur Colombo/Trensurb

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.