Grupo Fleury anuncia vencedores do Prêmio de Inovação 2021
As iniciativas finalistas da 7ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) foram avaliadas pelas inovações que produziram durante os anos de 2020 e 2021. Os artigos submetidos foram julgados por uma banca avaliadora sob os critérios de inovação, aplicabilidade da solução e aderência às práticas de sustentabilidade ESG. Foram três categorias desenvolvidas para pesquisadores e empreendedores do setor de saúde: ações sociais, tecnologias e alternativas relacionadas a insumos.
A categoria Ações Sociais avaliou ações de impactos positivos para a comunidade e grupos minorizados, aliviando, assim, os danos a longo prazo causados pela pandemia ou agravados por ela. Ficou em 1º lugar o projeto Faça um Bem INCRÍVEL, que se caracteriza por conectar produtores rurais, ONGs e comunidades carentes para ajudar na distribuição de consumo de alimentos saudáveis. O 2º lugar foi para o projeto Fomeflix Solidária – a assinatura que leva comida para quem tem fome, que por meio de assinaturas de cestas básicas distribui alimentos para as comunidades carentes da cidade de São Paulo. Por fim, o 3º lugar ficou para LUGAR: Chatbot AIVA, assistente de AI desenvolvido pelo Instituto de Radiologia (HCFMUSP) que busca dar mais conforto e segurança para pacientes e acompanhantes por meio de interações virtuais para agendamentos.
A categoria Tecnologias avaliou as aplicações para superação dos desafios do período pandêmico, como aplicativos, soluções relacionadas a trabalho remoto, projetos relacionados a e-commerce, novos produtos, entre outros. O 1º lugar foi para Saúde Digital, dispositivo de telesaúde que procura a acessibilidade por meio da tecnologia. Em 2º lugar o vencedor foi Prognóstico da COVID-19 por espectrometria de massas (MALDI-TOF) e machine learning utilizando o perfil proteico de amostras de plasma obtidos de pacientes internados e não internados, método capaz de identificar pacientes que têm maior probabilidade de internação por COVID-19. E o vencedor do 3º lugar foi o Cateter nasal de alto fluxo utilizando conector produzido na PUC-RS em pacientes com diagnóstico de SARS-CoV-2 em unidade de terapia intensiva: um ensaio clínico não-randomizado.
A categoria Alternativas Relacionadas a Insumos avaliou iniciativas desenvolvidas para auxiliar na resolução de problemas gerados pela pandemia ou que ofereçam transformações para um contexto pós-pandemia. Ganhou em 1º lugar o projeto BiPAP, circuito adaptado para ventilação não invasiva desenvolvido no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, utilizando impressão 3D, como alternativa para ventilação mecânica em caso de indisponibilidade. O 2º lugar foi para o projeto Diagnóstico de COVID-19 em urina usando método de triagem neonatal adaptado, alternativa ao tradicional exame de PCR, desenvolvido pela equipe da USF utilizando a espectrometria de massas com amostra de urina e obteve assertividade de 95% com testes realizados em menos de cinco minutos. Em 3º lugar o vencedor foi o Youfilter Ag, um filtro com o objetivo de reduzir a contaminação entre pacientes e, também, das equipes de saúde que atuam em UTIs.
A premiação ocorreu nesta quinta-feira, 18 de outubro, na plataforma virtual do evento inovabra habitat, cujo link foi disponibilizado na página oficial da premiação e das redes sociais do Fleury LAB.
Prêmios
Os vencedores nas três categorias (Ações Sociais, Tecnologias e Alternativas Relacionadas a Insumos) que ficaram em 1º lugar receberam prêmios de R$ 8 mil cada. Já quem ficou em 2º lugar recebeu prêmios de R$ 5 mil cada. E, por fim, quem ficou em 3º lugar recebeu prêmios de R$ 2 mil em cada uma das três categorias.
Prêmio de Inovação do Grupo Fleury
O Prêmio de Inovação do Grupo Fleury nasceu em 2015 com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos inovadores da pesquisa nacional, com foco na área da saúde. O PIF integra a plataforma Fleury LAB, lançada em 2019 para acelerar a transformação digital e inovação em curso no Grupo, que inclui um portal com conteúdo voltado para entusiastas de inovação (https://fleurylab.com.br/) e parcerias com atores do ecossistema de inovação, como o inovabra habitat.
Fonte: Prática Comunicação