Hugo Fattoruso sobe ao palco do Espaço 373 com Kiko Freitas e Café Trio
No dia 7 de dezembro, o Espaço 373 reúne no mesmo palco, para um show inédito, Kiko Freitas, baterista de João Bosco e, recentemente, eleito o melhor baterista na categoria “World” pela revista norte-americana Modern Drummer. e Hugo Fattoruso, um dos grandes nomes da música instrumental – não apenas no Uruguai mas também com sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil. Acompanhados pelo Café Trio – Nico Bueno (baixo) e Luiz Mauro Filho (piano), interpretarão “Hurry” e “El romance del Sordo”, clássicos de Fattoruso, e as mais recentes composições de Nico e Luiz Mauro.
A noite contará, ainda, com a presença da percussionista uruguaia Albana Barrocas, que voltou recentemente de uma turnê no Japão com Hugo. Ela é reconhecida pelos trabalhos ao lado de nomes como Andrés Calamaro, Fito Paez, Julieta Venegas, Leo Masliah, Ed Motta, Milton Nascimento, entre outros.
Nascido em Montevideo, Hugo Fattoruso começou a estudar piano com quatro anos. Aos nove anos, tocava acordenon no Trio Fattoruso, formado pelo pai Antonio (baixo) e pelo irmão Osvaldo (baterista com cinco anos de idade), em festivais de rua, interpretando vários estilos do carnaval uruguaio.
Aos dezesseis, teve o baixo acústico como instrumento principal no Hot Blowers, conjunto de jazz e swing que viajou por toda a América Latina até o final dos anos 1950.
No começo dos anos 1960, o rock mudou o mundo da música, e Hugo decidiu formar o grupo Los Shakers, sendo ele e o irmão Osvaldo os principais compositores, guitarristas e intérpretes. Los Shakers estourou na América Latina pela habilidade de combinar as complexidades da bossa nova, o estilo urbano da canção uruguaia, os ritmos do candombe e a força do rock em algo novo e contagioso.
No final desta década, as influências do jazz e do candombe o levaram a Nova York, onde formou o grupo Opa. Da mistura de jazz com rock, com as harmonias e os ritmos do Brasil, com o sabor afro-uruguaio do candombe, surgiu um som diferente no mercado e gerou a admiração dos grandes do mundo do jazz latino.
A partir deste momento, Hugo viajou os Estados Unidos trabalhando com uma grande variedade de artistas, desde Hermeto Pascoal até Ron Carter e Dixie Dregs. Hugo morou vários anos no Rio de Janeiro, onde contribuiu em diversos projetos dos grandes nomes da MPB, entre eles Chico Buarque, Djavan, Geraldo Azevedo, Nana Vasconcellos e Toninho Horta. Com Milton Nascimento, participou dos discos “Journey To Dawn”, “Planeta Blue Na Estrada Do Sol”, “Angelus”, e “Nascimento”, vencedor do Grammy em 1997 na categoria World Music.
SERVIÇO
Café Trio + Hugo Fattoruso e Kiko Freitas
Quando: 7 de dezembro | Quinta-feira | 21h
Ingressos democráticos: R$50 a R$100
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-trio-convida-hugo-fattoruso-y-albana-e-kiko-freitas/2243927
Espaço 373: Rua Comendador Coruja, 373 – Bairro Floresta
Fonte: Roberta Amaral – Projeção Cultural