Home Jornal da Capital É Notícia Street Expo Photo tem sua primeira edição no Pier do Gasômetro e...

Street Expo Photo tem sua primeira edição no Pier do Gasômetro e homenageia Luiz Carlos Felizardo

112
0
Street Expo Photo 2023 - Carlos Sadão

Em sua 6ª edição, a Street Expo Photo será realizada pela primeira vez no Pier da Usina do Gasômetro, no dia 9 de dezembro (sábado), a partir das 16h, com a participação de 90 fotógrafos de diversos estados do Brasil e países da Europa. Sediada tradicionalmente na Galeria Escadaria – criada em 2021 no Viaduto da Borges de Medeiros – mudará de local em virtude das obras de restauração, passando a ocupar um dos pontos mais concorridos da capital gaúcha, de frente ao pôr do sol do Guaíba. Ao alcance de todos, a nova galeria a ceu aberto da cidade foi inaugurada no último dia 30 de setembro, com a mostra “ANI+”, que registrou a vida selvagem na ótica de quatro fotógrafos. O designer gráfico, produtor cultural e fotógrafo Marcos Monteiro assina a curadoria e coordenação geral da exposição, que tem a curadoria adjunta a cargo do fotógrafo paulistano Marcos Varanda.

Em 2023 o evento irá homenagear um grande mestre da fotografia gaúcha, Luiz Carlos Felizardo, considerado pela Funarte um dos maiores fotógrafos brasileiros paisagistas de todos os tempos, sendo referência na fotografia gaúcha. A coletiva será composta por 16 grandes painéis de mestres, como Walter Firmo, Adriano ChamaNaLente, Penna Preara, Betina Samaia, Claudio Edinger, Luiz Garrido, Paula Sampaio, Paulo Vital, Raphael Alves, Wania Corredo, Biazzetto Neto e muitos outros, que são ícones da arte da fotografia. E também trabalhos de fotógrafos amadores, profissionais e iniciantes, trazendo mais visibilidade para a interminável paixão do desenhar com luz e sombra.

Pier Usina Gasômetro – Foto: Marcos Monteiro

Do Rio Grande do Sul, mostram seus trabalhos Nina Pulita, André Seligman, Nilton Santolin, Guto Gutemberg, Heloiza Averbuck, Jurandréia Silveira, Jorge Neumann, Douglas Fischer, Daisson Flach e Sérgio de Paula Ramos, entre outros. De São Paulo, Carlos Sadao, Sônia Amorim e Leon Santos; do Rio de Janeiro, Márcio Pinto; de Recife, Ismael Holanda; de Roraima, Tatiana Capaverdi; de Manaus, Raphael Alves e de Curitiba, Nilo Biazzetto, só para citar alguns nomes. Tem ainda representantes da Bahia e Minas Gerais e do exterior, da França e Portugal.

A fotografia é uma das mais amplas e democráticas formas de expressão da humanidade. Nela se mesclam emoções e percepções, revelando um universo de possibilidades que em muito ultrapassa o simples olhar. “Seguimos com a grande missão de diminuirmos distâncias de todas as utopias que validamos como metas atingíveis, reforçando no seu caminho a coragem e a mais pura determinação”, diz o curador. Expandir e compartilhar a fotografia e a cultura, tornando-as acessíveis de modo mais amplo, segue sendo uma das intenções da iniciativa.

Street Expo Photo 2023 – Fot: Betina Samaia

A Street Expo Photo sempre valorizou a democracia como forma única de construir sistemas sociais mais justos e com menos desigualdades. “Misturamos técnica e talento, inspiração e transpiração, gerando um imenso e diverso caleidoscópio de imagens, que está à disposição de todos, para ser percorrido com paixão, dúvidas, perplexidade e surpresa, que certamente serão capazes de despertar lembranças, insights e acima de tudo emoções”, completa Marcos Monteiro.

Marcos Monteiro, whatsapp (51) 9935-0608 ou e-mail marcosmonteiroprojetos@gmail.com.
Entrada franca.

Fonte: Vera Pinto – Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here