Home Jornal da Capital Agenda Jazz e choro marcam programação musical do Santander Cultural em setembro

Jazz e choro marcam programação musical do Santander Cultural em setembro

772
0

Em setembro, o programa musical do Santander Cultural abre com o pianista americano Phil DeGreg e o guitarrista brasileiro Bruno Mangueira, dia 16. Trata-se de um concerto inédito e gratuito, que aquece a dupla para o POA Jazz Festival, em novembro. A agenda do mês segue com um tributo para Jacob do Bandolim, dia 29, criado pelo Sexteto Gaúcho. Ambas atrações ocorrem às 17h.

Pela primeira vez em Porto Alegre, o pianista americano Phil DeGreg e o guitarrista brasileiro Bruno Mangueira apresentam uma mescla do jazz norte-americano e música popular brasileira. Os jazzistas se conheceram quando DeGreg veio ao Brasil dar aulas na Universidade de Campinas, e desde lá formaram o duo que faz apresentações no Brasil e no exterior. Phil é professor emérito de estudos de jazz da Universidade de Cincinnati e Bruno é professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). Phil já excursionou por vários países com a Woody Hermann Orchestra; participou dos festivais de Monterey e Montreaux e foi o pianista do Blue Wisp Jazz Club, clube de jazz em Cincinnati, durante 16 anos. Bruno participou de shows e gravações no Brasil, Estados Unidos e França, ao lado de artistas como Zizi Possi, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Nelson Ayres, Gilson Peranzzetta, Paulo Jobim, Alaíde Costa e Jamelão, além das orquestras sinfônicas e big bands brasileiras e norte-americanas. Atualmente, a dupla trabalha na finalização um disco, gravado nos EUA.

Formado pelos professores da Oficina de Choro do Santander Cultural, o Sexteto Gaúcho homenageia o centenário de Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1918 – Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969), um dos principais instrumentistas e compositores de choro da história do país. Por meio da sua atuação, Jacob Pick Bittencourt levou o gênero ao conhecimento do grande público e eternizou sua obra em discos históricos como Vibrações, de 1967, e Eliseth Cardoso ao vivo no teatro João Caetano, de 1968, com Zimbo Trio e Época de Ouro, grupo criado por Jacob que ainda atua nos palcos e é referência máxima para os chorões atuais. O músico foi autor de clássicos do gênero, como Doce de Coco, Noites Cariocas, Santa Morena, Vibrações, Assanhado, Reminiscências e Remelexo. O Sexteto Gaúcho é formado por Mathias Pinto no violão 7 cordas, Alexandre Susin no cavaquinho, Guilherme Sanches no pandeiro, Elias Barboza no bandolim, Samuca do Acordeon e Lucian Krolow na flauta.

Phil DeGreg e  Bruno Mangueira- Foto: David Lyell
Destaque: Sexteto Gaúcho – Foto: Tom Silveira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.