Home Jornal da Capital É Notícia Lipe Albuquerque e Marília Bianchini ministram oficinas de arte no Instituto Ling

Lipe Albuquerque e Marília Bianchini ministram oficinas de arte no Instituto Ling

387
0

O Instituto Ling recebe em fevereiro duas oficinas criativas ministradas por artistas gaúchos. A primeira ocorre no dia 12, sábado, às 14h30, com o ilustrador, cartunista e designer gráfico Lipe Albuquerque ensinando a pintura em porcelana. Utilizando bico de pena, os participantes poderão treinar o traço em exercícios livres e orientados pelo professor, aprendendo sobre o desenho manual em diferentes louças, como canecas e pratos.

Pintura em Porcelana Crédito: Divulgação

Já no dia 19, no mesmo horário, a tarde será dedicada à criação do papel artesanal. No encontro, a artista Marília Bianchini compartilhará a técnica, utilizada em suas obras, que transforma fibras vegetais de diversas naturezas em papéis delicados e únicos. Na aula, que mistura teoria e prática, o público também conhecerá detalhes sobre a história do papel e aprenderá todas as etapas que envolvem a produção artesanal, fazendo uma folha a partir da fibra de bananeira.

As matrículas para cada atividade custam R$ 170, com todos os materiais inclusos. As inscrições podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural, na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

Os artistas
Dono de um traço irreverente e criativo, Lipe Albuquerque trabalha há mais de 15 anos como cartunista e ilustrador. Seus desenhos já estamparam desde objetos de porcelana até tecidos e vestuário, passando pela produção gráfica e ilustração de figurino para o teatro. Em 2015, com Rodrigo Marroni e Leo Lage, recebeu o Prêmio Açorianos de melhor projeto gráfico com o disco Maravilhas da Vida Moderna, da banda Dingo Bells. Como artista visual, participou de diferentes exposições coletivas e individuais, incluindo a mostra organizada pela Embaixada do Brasil em Paris, Les Dessins de Lipe Albuquerque, em 2017. Em 2019, lançou o livro A História do Brasil, publicação com ilustrações que retratam de forma simbólica e inusitada os mais de 500 anos do país.

Marília Bianchini constrói sua poética investigando as relações estabelecidas entre processos fotográficos e processos artesanais. A artista trabalha com imagens fotográficas impressas em papéis artesanais de produção própria. Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, instituição onde também cursou a graduação na mesma área, tem diversas exposições individuais em seu currículo, entre elas: Pátio-atelier, no Museu do Trabalho (2019); Matéria Paisagem, com curadoria Gabriela Motta, na Galeria de Arte Mamute (2017); e Elogio à transitoriedade, com curadoria Luiza Proença, no Santander Cultural (2013). Foi contemplada com o VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria de melhor exposição coletiva (2010), indicada ao IV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria de artista revelação (2012) e premiada no Salão Jovem Artista do Grupo RBS (2008).

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – CURSOS DE ARTE

Oficina de pintura em porcelana
Com o cartunista, ilustrador e artista visual Lipe Albuquerque
Dia 12 de fevereiro, sábado, das 14h30 às 18h

Oficina de papel artesanal
Com a artista Marília Bianchini
Dia 19 de fevereiro, sábado, das 14h30 às 17h30

Endereço
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições para cada curso
R$ 170, com todos os materiais inclusos

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Fonte: institutoling.org.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here