Home Jornal da Capital Agenda Música instrumental brasileira com Orquestra da Ulbra e Trio In Uno no...

Música instrumental brasileira com Orquestra da Ulbra e Trio In Uno no Domingo Clássico 

218
0
Trio In Uno Crédito: Rafaella Pessoa

A Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico no dia 7 de agosto, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. O espetáculo terá a participação do Trio in Uno – formado pelos brasileiros José Ferreira (violão de 7 cordas) e Pablo Schinke (violoncelo), e pela italiana Giulia Tamanini (saxofone soprano). Com um repertório de música instrumental de virtuosismo e originalidade, o grupo cria uma sonoridade única no cenário da música instrumental brasileira, marcada pela excelência nas execuções, criando uma textura sonora singular e refinada. Aclamado pela crítica e pelo público, eles se apresentam com frequência na Europa e no Brasil.

Sob regência de Tiago Flores, o espetáculo será dividido em dois momentos. No primeiro, serão apresentadas duas importantes obras do repertório orquestral do século 19: Crisantemi, de Giacomo Puccini; e Suíte Holberg, de Edvard Grieg.

Orquestra de Câmara da Ulbra
Foto: Eduardo Seidl/Dona Flor Comunicação

Crisantemi foi escrita quando Puccini tinha 32 anos (1890), pouco antes das óperas que o tornaram famoso. Em um só andamento, é um trecho que exala um perfume art nouveau no título floral e nas harmonias, cujas ideias Puccini reutilizaria na ópera Manon Lescaut. A Suíte Holberg, de Edvard Grieg – o mais forte expoente da cultura musical escandinava – foi escrita em 1884, para homenagear o escritor e filósofo Ludvig Holberg, cujo bicentenário era comemorado naquele ano.

Na segunda parte, o Trio in Uno sobe ao palco para  interpretar músicas de grandes compositores brasileiros, como Sergio Assad, Marco Pereira, Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, com arranjos assinados pelo trio e participação de Jorge Matte, na percussão. 

O concerto integra as comemorações dos 50 anos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A entrada é franca, porém sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado para a campanha Juvenil Solidário, que apoia instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 

DOMINGO CLÁSSICO CONCERTO COMEMORATIVO AOS 50 ANOS DA ULBRA
Data: Domingo (7/8) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.

PROGRAMA
GIACOMO PUCCINI:  Crisantemi 
EDVARD GRIEG: Suite Holberg
Sergio Assad: Menino
Marco Pereira: Círculo dos Amantes
Heitor Villa-Lobos: O Trenzinho do Caipira
Hermeto Pascoal: Suite Norte, Sul, Leste e Oeste
Marco Pereira: Seu Tonico na Ladeira
Egberto Gismonti: 7 Anéis
Solistas: Trio in Uno (Pablo Schinke – cello / Giulia Tamanini – sax soprano / José Ferreira – violão de 7 cordas)
Participação: Jorge Matte (percussão)
Regência: Tiago Flores

Fonte: Dona Flor Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here