Home Jornal da Capital É Notícia Oficina de Documentário está com inscrições abertas em Porto Alegre

Oficina de Documentário está com inscrições abertas em Porto Alegre

277
0
Mirela Kruel Crédito: Instituto Estadual de Cinema

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a segunda oficina de DOCUMENTÁRIO, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, que será ministrada pela diretora e roteirista, Mirela Kruel.

Interessados podem se matricular gratuitamente pelo link na bio do Instagram @ieciners.

Os encontros ocorrem presencialmente, desta vez em Porto Alegre, na Sala Sérgio Napp , de 4 a 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

A oficina abordará temas relacionados à linguagem cinematográfica para documentários e as subjetividades possíveis na construção de um filme documental. 

“Um dos objetivos da oficina é que cada aluno, ao final, tenha um argumento e um pré-roteiro de um documentário que um dia pretenda realizar. Pensar profundamente um tema e sonhar sua realização. Ou quem sabe, colocar em ação”, destaca Mirela.

Programa
– Linguagem documental a novos realizadores
– Introdução às teorias do documentário
– Exercícios documental filmado

Ministrante – Mirela é jornalista de formação acadêmica, diretora e roteirista de filmes, criadora de imagens e atmosferas fílmicas. Realizou a criação de textos e filmes brand content para marcas como Banco Sicredi, Fronteiras do Pensamento e Calçados Piccadilly. Dirigiu as cenas documentais para a novela Amor de Mãe da Rede Globo. 

Tem em sua trajetória na área do cinema autoral independente diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Lançou, em outubro de 2015, seu primeiro longa-metragem, o filme O Último Poema, que ganhou o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival de Documentários de Bogotá. 

Seu documentário, Catadora de Gente, lançado em 2018, foi selecionado em 2018 para o Festival É Tudo Verdade 2018, na Mostra Nacional Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros e recebeu Menção Honrosa no Festival. Este filme conquistou também em 2018 os seguintes prêmios: Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema Latino-Americano de Gramado de 2018. Melhor Curta Metragem Brasileiro na Quinta Mostra de Cinema de Gostoso, Rio Grande do Norte, em 2018, prêmio concedido pela Imprensa Nacional.
Melhor Filme pelo Júri Popular no Sétimo Curta Brasília e Menção Honrosa pelo Júri Oficial. 

Melhor Filme Júri Popular e Menção Honrosa pelo Júri Oficial no Festival Kinoarte.
Indicado pela Associação de Críticos de Cinema Nacional como um dos destaques da produção de curtas-metragens documentários em 2018. Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019. Indicado também em 2019 para o Prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem do 24º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, prêmio concedido pela crítica especializada nacional. 

Mirela Kruel possui um dedicado trabalho às questões de gênero e direito das mulheres e meninas. Atuando em campanhas internacionais da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas, do Caribe e União Europeia. 

Revelando o Rio Grande – O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here