Home Jornal da Capital Agenda Pedro Gonzaga e Roger Lerina discutem Desejo e Reparação em bate-papo sobre literatura e...

Pedro Gonzaga e Roger Lerina discutem Desejo e Reparação em bate-papo sobre literatura e cinema no Instituto Ling

241
0
O filme é protagonizado por James McAvoy e Keira Knightley Crédito: Universal Pictures/ Divulgação

Projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema está de volta, agora em formato presencial, com encontros para discutir grandes obras da literatura e do cinema no auditório do centro cultural. Conduzida pelo professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, a atividade terá sua primeira edição com público presente no dia 26 de julho, terça-feira, às 19h30.

O tema do encontro serão as diferenças e as semelhanças entre o livro Reparação, lançado em 2001 pelo escritor inglês Ian McEwan, e a versão cinematográfica dirigida por Joe Wright, que estreou nas telonas brasileiras em 2008 com o título de Desejo e Reparação, estrelado por nomes como Keira Knightley, James McAvoy e Saoirse Ronan. Os ingressos para a conversa têm preço único de R$ 30 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural.

A obra acompanha a vida de dois jovens amantes, Cecilia Tallis e Robbie Turner, que são separados por uma mentira inventada por Briony, a irmã caçula e ciumenta de Cecilia. O livro foi escolhido como melhor romance de 2002 pela revista Time, vencedor do Prêmio Literário W. H. Smith e indicado aos prêmios Booker de Ficção e Whitbread. Já o longa-metragem arrecadou títulos em diversos festivais internacionais, além de sete indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme.

Sobre os participantes
​​Pedro Gonzaga 
é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Reparação (2001), de Ian McEwan, com o filme Desejo e Reparação (2008), do diretor Joe Wright
Dia 26 de julho, terça-feira, às 19h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Ingressos
R$ 30,00

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.