Os motoristas de aplicativos fazem parte do cenário urbano de diversas cidades brasileiras e são uma conexão vital das pessoas com seu entorno, transportando milhões de passageiros diariamente. Em uma iniciativa para tirá-los do anonimato e dar destaque ao papel essencial que esses trabalhadores ocupam na sociedade, a 99 promove uma exposição a céu aberto com murais de arte que homenageiam esses parceiros. A criação é da CP+B Brasil.

A arte, estampada no mural da cidade em homenagem à motorista Denise, é uma parceria do Coletivo Cinz’ art Daub, Pulga, Cusp, Berg e Garibald, com o artista Jackson Brum. A escolha pelo Coletivo foi baseada na localidade e nos traços: um artista local e morador da cidade que conseguisse capturar, por meio do graffiti, a história de uma atividade tão corriqueira que passa despercebida, e prestigiando assim, artistas, moradores e motoristas.

Para Jefferson Garibald, Coordenador do coletivo e artista responsável pelas artes do projeto, a participação foi emocionante. “Eu acho que a 99 fez uma ação até que histórica. Aplicar projetos de graffiti em pontos estratégicos da cidade para mobilizar, incentivar e empoderar a pessoa para ser protagonista da sua própria história, porque o App é um meio de renda muito importante hoje no dia a dia. Além de carregar as pessoas, também carregam histórias e acabam fazendo o papel de psicólogos dentro dos carros, muitas das vezes por só ouvir a histórias dos cidadãos que pegam uma carona ali” completa.

Além de Porto Alegre, outras seis capitais brasileiras também receberam a homenagem: São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus, Salvador e Goiânia. As obras são assinadas por artistas como Raiz Campos, Gugie, Deneri e o coletivo Cinz’art.

“Nossa intenção com a exposição foi mostrar quem são essas pessoas que fazem parte da nossa vida. É alguém que te levou para a entrevista do seu primeiro emprego, para visitar um amigo querido, ou que te ajudou em uma situação específica. São tantas histórias que envolvem os motoristas, que nós decidimos dar destaque a elas de uma maneira que só a arte poderia, por isso, convidamos artistas urbanos para criar esses painéis”, explica Juliana Biasi, Diretora de Branding da 99.

A ação faz parte da campanha institucional “Se cuida, vai de 99”, que apresenta o novo posicionamento da marca de cuidado para a sociedade, e traz uma série de pinturas urbanas que retratam os rostos e as histórias de motoristas da plataforma, além de um vídeo que mostra todo o processo de pintura. “Para retratar os motoristas parceiros da 99, utilizamos um recurso que, assim como eles, faz parte do cotidiano urbano e, muitas vezes, torna nossas cidades mais interessantes: a Street Art”, complementa Marcos Medeiros, sócio e CCO da agência.

Além da pintura, as peças também exibem o nome, um breve perfil e uma pequena história dos profissionais – algo que tenha sido determinante para escolherem a parceria com a 99.

Em Porto Alegre, Salvador e São Paulo, as obras ficam nos arredores das comunidades onde vivem os motoristas parceiros retratados. Em Goiânia, Florianópolis, Belo Horizonte e Manaus, as artes podem ser vistas em muros e painéis em pontos movimentados das cidades. Como o escritório do motorista de aplicativo é nas ruas, fazer essa exibição nesse ambiente permite que eles e passageiros tenham a chance de apreciar os painéis. É mais uma maneira de aproximá-los dos passageiros e moradores locais.

A homenagem se estenderá às redes sociais da 99, bem como por meio de seu aplicativo, tendo o potencial de alcançar cerca de 20 milhões de passageiros e mais de 750 mil motoristas parceiros, em todo o Brasil.

A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. Além disso, teve o apoio da Outdoor Social, pioneira no trabalho de mídia externa nas comunidades com artistas locais, que ainda remunera financeiramente os proprietários dos muros e paredes que utiliza.

Ficha Técnica
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL
Cliente: 99
Produto: Institucional
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Ricardo Alonso, Thomas Davini e Ayrton Bená
RTVC: Ana Paula Casagrande, Rafael Messias, Fernando Miranda Julia Oliveira
Planejamento: Luana Azeredo, Lucas Madeira, Mickaell Prass, Matheus Teixeira e Gustavo Araujo
Atendimento: Renata Wirthmann, Milena Braune, Tamyris Ferreira, Lucas Nabuco, Robson Miguel e Miriã Ferreira
Mídia: Rodrigo Medeiros, Victor Berto, Vitor Botelho, Fernanda Di Buono, Mariane Aquino, Beatriz Freitas e Henry Nepomuceno
Parceiro de mídia: Outdoor social e Instagrafite
Projetos: Nathália Beividas, Luciana Nogueira e Fernanda Wolff
Produtora: CURA
Diretor: Julian Eduardo
Diretor de Fotografia: Julian Eduardo
Produção Executiva: André Bernardes
Atendimento Produtora: André Bernardes
Montagem: Julian Ed
Curadoria Artística: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel
Produção Artística e Project Management: Instagrafite
Atendimento Artístico: Marina Bortoluzzi
Fotografia do Projeto : Marcelo Pimentel
Artistas das Pinturas: Raiz Campos (Manaus); Gugie Cavalcanti (Florianópolis) e Deneri (Goiânia)
Assistentes de Pintura: Baltazar da Silva de Oliveira (Manaus); Laura Loli, Felipe Álvaro, Rodrigo Gambin (Florianópolis); Jhony Robson dos Santos e Gustavo Crispim (Goiânia)
Produtores Locais: Alinne da Silva Ribeiro, Chermie (Manaus); Victor Moraes, Thiago Valdi (Florianópolis) e Larissa Pitman Santos (Goiânia)
Direitos da Música: zilladxg
Produtora de Som: zilladxg
Aprovação cliente: Juliana Biasi, Joana Alves, Thamiris Araújo, Cleber Paradela, Victor Aguiar, Giovanna Vitulli, Mario Raposo, Ana Verroni, Fernanda Camargo, Ellen Rocha, Thiago Nazato, Carla Salomão e Anselmo Baccarini

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