Home Jornal da Capital Agenda Porto Alegre recebe “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”- exposição itinerante com estações...

Porto Alegre recebe “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”- exposição itinerante com estações interativas, peça de teatro temática, e palestras gratuitas para crianças e adolescentes

107
0
Atrizes da Cia Realejo em apresentação teatral | Crédito: Fernanda Fluguel

De 1º a 5 de abril, a Praça Lampadosa, em Porto Alegre, é o endereço da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Posteriormente, a carreta segue para as cidades de Montenegro, Santa Rosa e Horizontina, no Rio Grande do Sul. A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos. O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas John Deere, ArcelorMittal – Fundação ArcelorMittal e Novelis.

Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924 –  e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Com visitação de cerca de uma hora, o público será guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos. A mostra usa o STEAM como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes & design e matemática. O visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade, com criação e curadoria de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas. A ideia é mostrar para as crianças a beleza do detalhe e, ao mesmo tempo, a complexidade do mundo em que vivemos. O desejo é que as garotas saiam da experiência compreendendo a importância de ingressarem em áreas estratégicas, como Ciências, Engenharia e Tecnologia, para transformar positivamente o presente e o futuro.

A iniciativa rodará diversos estados, durante dois meses, passando por Porto Alegre, Montenegro, Santa Rosa, Horizontina (RS), Lorena, São José dos Campos, Pindamonhangaba (SP), Barra Mansa (RJ) e Santos Dumont (MG). Ficará quatro dias em cada cidade e as apresentações terão também transmissão em Libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).


“A expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse desses alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. Nosso objetivo é levar um mix de diversas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e até inteligência artificial por meio da metodologia STEAM. A exposição interativa combinada à força da linguagem teatral tem a função de despertar a vontade de aprender dos estudantes de maneira inovadora em atividades que conectam o mundo real ao como e o porquê de profissões do futuro’’ conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto

O projeto é para meninas e meninos, nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário para todos. Para este ano, trouxemos uma nova abordagem, desenvolvida a partir do estudo da última edição. Vamos conversar com uma faixa etária um pouco mais velha, que já está em busca de possibilidades de profissões. E também substituímos as oficinas por estações interativas, como um museu imersivo e colaborativo”, complementa.

As crianças interessadas precisam retirar o convite pelo Sympla e participar das atividades acompanhadas de um adulto responsável.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo Infanto Juvenil: Uma Janela Para O Mundo

  • Direito Autoral: Déborah De Mari
  • Direção Artística: Cia Realejo
  • Direção de Produção: Marly Silva
  • Elenco: Thai Leão,  Dama Valentin, Carol Moreno e Maggie Abreu
  • Cenário: Results Marketing, Like Produções e Força Meninas
  • Figurino: Bruna Recchia
  • Operador de Som: Ricardo de Oliveira
  • Produção Geral: Força Meninas

Serviço Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”
Cidade: Porto Alegre 
Local: Praça Lampadosa, Sarandi, Porto Alegre – RS, 91120-430
Data: 1 a 5 de abril de 2024
Horário: sessões às 8h e 10h e 14h e 16h, todos os dias.
Este evento foi planejado para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por favor, procure nossa produção caso precise de ajuda ou informações. Temos os seguintes serviços disponíveis: área reservada, audiodescrição e intérprete de Libras.
Inscrições pelo Sympla
Número de vagas: 150 por sessão
Grátis
Adultos apenas acompanhados de crianças.

Fonte: Angela Caritá – Agência Lema

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here