Sala Jazz Geraldo Flach celebra parceria com Ágora Teatro de São Paulo
A Sala Jazz Geraldo Flach celebra uma parceria com o Ágora Teatro de São Paulo. Agora o público da Sala e a comunidade em geral poderá ter em mãos a programação também deste mecanismo cultural que é o Ágora. Cultura em dose dupla na sua sala, Teatro e Música em performances on-line e transmissão ao vivo.
E, para celebrar o intercâmbio de espetáculos, a partir desta sexta-feira, 19.03, tem programação no Ágora.
SERVIÇO
O QUÊ: O Grande Inquisitor – Teatro Virtual com CELSO FRATESCHI – Curta Temporada
DATAS: 19 e 20.03 – sexta e sábado
HORA: 21 horas
Ingressos a partir de R$ 22,50
https://www.sympla.com.br/produtor/o-grande-inquisidor-com-celso-frateschi
Sobre o espetáculo
O GRANDE INQUISITOR TEATRO VIRTUAL
Fomos mais uma vez despertados pelo Grande Inquisidor, de Fiódor Dostoievski.
A situação que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo dos Irmãos Karamazov.
Os limites impostos pela pandemia, nos instiga a reinventar o ato teatral já tantas vezes já reinventado. O desafio agora é monumental. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual no início da quarentena, percebemos que não se tratava apenas de transmitir uma peça por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.
Os limites e as possibilidades dessa nova realidade da pandemia e da situação do nosso país, nos propõe, talvez nos exija, uma nova forma teatral e é isso que nos propomos buscar.
A escolha de O GRANDE INQUISIDOR como primeiro passo dessa pesquisa, deu-se de maneira natural pela estrutura da peça e pela contundência atual das provocações propostas por Dostoievski.
Formamos uma equipe mista com pessoas de cinema e de teatro e criamos um decálogo para nos guiar nessa busca.
DECÁLOGO
1- Como no teatro, (théatron, o lugar de onde se assiste), o espectador mantém sua hierarquia na concreção da narrativa.
2- O espetáculo acontece em tempo real.
3- Olho no olho. A câmera, além do registro da imagem, é um personagem ativo da narrativa.
4- A sala virtual é aberta antes do início do espetáculo para os espectadores se reconhecerem e eventualmente interagirem entre si.
5- Uma das câmeras acompanha a preparação do ator.
6- Durante o espetáculo permanece apenas a câmera do cenário.
7- No final, as câmeras dos espectadores são reabertas para que se possa conversar sobre o espetáculo e dar continuidade à assembleia teatral.
8- O cenário deve ser concebido para potencializar a narrativa do teatro virtual.
9- O dramaturgo e o ator permanecem como condutores da narrativa, juntamente com a câmera que se coloca como um personagem a mais.
10-Não é cinema. Não é vídeo. Não é teatro. É teatro e é virtual.
Curta temporada de O GRANDE INQUISIDOR, de Fiódor Dostoievski com CELSO FRATESCHI no Teatro Virtual Ágora.
Sextas e sábados, às 21h
Todas as apresentações serão seguidas de debate entre o Celso e uma personalidade convidada
DEBATEDORES
19.03 – Simony dos Anjos
03 – Walquiria Leão do Rego
26.03 – Bianca Santana
27.03 – Edson Passetti
Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (51) 9 9940 0608
Siga a Sala Jazz Geraldo Flach nas redes sociais e fique sempre por dentro de tudo que acontece
Instagram: @salajazz_geraldoflach
Fanpage: @SalaJazzGeraldoFlach
YouTube: Sala Jazz Geraldo Flach