Home Jornal da Capital Cultura Sergius Gonzaga analisa O Tempo e O Vento, de Erico Verissimo, em...

Sergius Gonzaga analisa O Tempo e O Vento, de Erico Verissimo, em curso de literatura

99
0

Uma das personalidades mais queridas da cena literária de Porto Alegre, o professor Sergius Gonzaga volta a encontrar o público presencialmente no Instituto Ling para analisar a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. Serão três encontros, realizados uma vez por semana, nos dias 10, 17 e 24 de maio, sempre nas terças-feiras, às 19h. As aulas discutirão os aspectos essenciais da obra que resgata mais de duzentos anos de história do Rio Grande do Sul e que registrou traços da identidade gaúcha a partir de personagens como Ana Terra e Capitão Rodrigo. As matrículas para o curso custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural.

Publicada entre 1949 e 1962, a saga é dividida em três romances – O Continente, O Retrato e O Arquipélago – que recontam a realidade fervilhante do país, cobrindo desde o Brasil Colônia até o começo da Quarta República e momentos importantes da história das Missões e do pampa, em meio à trajetória fictícia protagonizada pela família Terra Cambará. A narrativa, que já ganhou adaptações para as telas em formato de longa-metragem, novela e minissérie, é considerada a obra-prima de Verissimo, um dos mais populares escritores brasileiros do século 20.

Sobre o ministrante
Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana mundo afora.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA
Curso O essencial em O Tempo e o Vento
Com o professor de literatura Sergius Gonzaga
Dias 10, 17 e 24 de maio
Terças-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Matrícula
R$ 258,00
Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here