Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

No ano de retomada do segmento do vestuário gaúcho, um dos mais atingidos pela pandemia, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS) comemora oito décadas. Atualmente, a entidade reúne cerca de 2.500 empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo o segundo setor em número de geração de empregos no Estado, empregando 40 mil pessoas, direta e indiretamente.

O SIVERGS promove projetos para o crescimento das empresas e o incentivo da produção e comercialização dentro do Rio Grande do Sul e, também, nacional e internacional.  “Em 2020, o setor registrou US$ 44,7 milhões exportados, um número que representa o trabalho desenvolvido nesse período de existência do Sindicato”, afirma Silvio Colombo, presidente do SIVERGS. Neste ano, foi lançada a campanha “A moda que você usa faz o futuro que você quer”, que estimula o consumo, inclusive o online, de marcas locais. “É uma forma de fazer a roda da economia do nosso Estado voltar a girar com força. Ganha a indústria, que faz crescer o seu faturamento, podendo aumentar a produção e empregar mais; Ganha o Estado, que arrecada mais impostos, podendo aplicar mais recursos em saúde, educação, segurança e infraestrutura.” completa Colombo.

Silvio Colombo
Crédito:
Giovanni Colombo

Outra ação importante realizada pelo Sivergs é o RS Moda, evento que integra as pontas do vestuário gaúcho com a cadeia têxtil, colaborando também para valorizar a produção regional. A iniciativa, idealizada pela ex-presidente da entidade, Dóris Spohr, com o objetivo de reunir varejo, indústria, universidades e todos ao redor do setor têxtil para recolocar o RS em seu posto de líder nacional no segmento. “É mostrar o que a indústria gaúcha produz, pois para o lojista é mais fácil comprar em Minas Gerais, São Paulo ou Santa Catarina, por exemplo. Ele, às vezes, desconhece o que é feito no Estado”, afirma Dóris. Ela reforça que é preciso dialogar para saber que um fabricante de um município aqui pode ajudar o de outra região crescer.  A primeira edição ocorreu em julho de 2017 e reuniu dezenas de expositores no Barra Shopping Sul. Já o último evento ocorreu durante a Fenin Fashion Gramado, em janeiro de 2021, com a participação de 12 empresas de confecções por meio de uma parceria do Sivergs com o Sebrae-RS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

SELO COMEMORATIVO – Para celebrar os 80 anos, o SIVERGS lançou um selo comemorativo. Com concepção e criação da Casa de Criação, de Porto Alegre, ­ a peça apresenta texturas e materiais que representam bem as oito décadas da entidade, e também, a relação estreita com as tendências de moda. Chegou-se assim ao ouro, que traz uma forte simbologia de perfeição, conhecimento e nobreza. “O selo desenvolvido trabalha conceitos tradicionais de elementos comemorativos.  Buscamos linhas orgânicas, movimento, suavidade e força comunicativa”, afirma Celina Carvalho, diretora da Casa de Criação

O COMEÇO – A história começou com a criação do Sindicato dos Chapeleiros de Porto Alegre e Região, em setembro de 1941, com a finalidade de representar os fabricantes de chapéus. Com o passar dos anos, as lideranças decidiram estender a atuação, passando a representar e defender os interesses do setor no âmbito político e administrativo. Dessa forma, os industriais que se instalavam no interior, clamavam por uma entidade que também canalizasse seus pleitos e defendesse os seus interesses. Em outubro de 1986, o Sindicato assumiu um âmbito estadual e passou a se chamar Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.