Home Jornal da Capital Agenda Goethe-Institut Porto Alegre promove projeções urbanas em quatro pontos do Centro Histórico

Goethe-Institut Porto Alegre promove projeções urbanas em quatro pontos do Centro Histórico

784
0

Na próxima sexta-feira, 01 de outubro, o Goethe-Institut Porto Alegre realiza, em quatro locais do Centro Histórico de Porto Alegre, a ação Encontros Projetados, que reúne animações das artistas Marina Kerber (Brasil) e Lotte Reiniger (Alemanha), que serão projetadas em prédios e paredes da cidade. A ideia, como sugere o nome, é colocar em diálogo duas obras distintas, ao mesmo tempo em que traz, através das projeções, a atividade para o espaço público.

O programa conta com 18 filmes, nove de cada diretora, totalizando 45 minutos de programação que inicia às 19h e segue até 22h em repetição continua. A ação das projeções é feita pelo Coletivo Projetores Pela Cultura, que vem também se destacando no cenário com ações no espaço público.

Cinderella – Lotte Reiniger – absolut Medien GmbH

Apesar da técnica da animação ser o ponto de partida da programação de Encontros Projetados, um intervalo de quase um século separa as produções de Kerber e Reiniger. Marina Kerber nasceu em Porto Alegre em 1991 e atua como diretora, diretora de arte e animadora, enquanto Lotte Reiniger nasceu em Berlim em 1899, tendo falecido no início dos anos 1980, e foi a grande pioneira da animação de silhuetas. Os lugares e épocas distintas dos quais as diretoras partem provocam um rico diálogo entre as obras. Há também momentos em que esse encontro apresenta proximidades e conversas entre as obras – seja através da cor, do movimento animado, ou mesmo das sensações que os filmes evocam no espectador.

O trabalho de Lotte Reiniger ainda não é familiar ao grande público. Através do recorte de papel (paper cutting), do jogo de sombras e sequência de imagens, Reiniger criou mais de 40 filmes de animação de silhuetas durante seis décadas de produção. Seu primeiro filme é de 1919 e seu último de 1980. Sua produção passa por filmes experimentais até contos de fadas e fábulas orientais, passando também por diversas animações de peças publicitárias realizadas quando residia em Londres e por coproduções com outros diretores e criadores nas quais sempre colaborava com suas animações. Nascida na Alemanha, Lotte refugiou-se na Inglaterra com o início da Segunda Guerra. Voltou para Berlim no meio do conflito para cuidar de sua mãe, mas, assim que pode, retornou a Londres e só mudou-se novamente para a Alemanha nos anos 1970, onde residiu até falecer no início dos anos 1980, deixando um legado riquíssimo de filmes espalhados por museus, cinematecas e arquivos cinematográficos europeus.

­Marina Kerber é multiartista e destaca-se no cenário audiovisual nas funções de direção, direção de arte e animação. Neste último, a artista produz animações potentes utilizando diferentes técnicas, como a de recorte/cut-out, que dialoga com a animação de silhuetas de Lotte Reiniger; e o pixillation – prática que anima pessoas e objetos cotidianos através de fotografias. Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e graduada em Realização Audiovisual pela UNISINOS, Kerber já realizou trabalhos em televisão, curtas-metragens, longas-metragens e videoclipes. Como diretora, participou de diversos festivais com filmes de técnicas híbridas de animação, desenho, fotografia e live action, como “Eu prefiro sem sementes”, “O Céu da Pandemia” e “Visão embaçada” (Festival de Gramado, Fantaspoa at home, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Monstra Festival, Diálogo de Cinema e MUMIA).

Ainda que a atividade aconteça ao ar livre, marcando a retomada da programação cultural da cidade, o uso de máscara e o distanciamento nos locais de projeção entre espectadores devem ser mantidos. Será possível acompanhar as projeções no Viaduto Otávio Rocha, Escadaria 24 de Maio, Theatro São Pedro e Av. João Pessoa. Na projeção no viaduto da Borges, o público pode conferir um bate-papo com Marina às 20h30.  Em caso de chuva, o evento será transferido para 8 de outubro.

O Céu da Pandemia – Marina Kerber

Encontros Projetados: Lotte Reiniger e Marina Kerber
Realização: Goethe-Institut Porto Alegre
1 de outubro | Sexta-feira | Das 19h –  22h

Locais de projeção
Borges de Medeiros (Viaduto Otávio Rocha)
Escadaria 24 de Maio (Rua André da Rocha)
Theatro São Pedro (Fachada da Rua Riachuelo)
Av. João Pessoa (Ao lado do DCE da UFRGS)
*Bate-papo com Marina Kerber às 20h30 na Borges de Medeiros
*Programação composta por 9 filmes de cada diretora, totalizado 45min de programação que inicia às 19h e segue até 22h em repetição continua.
*Em caso de chuva, o evento será transferido para dia 8 de outubro, sexta-feira

Programação de filmes | Total: 45min
Father Christmas | Lotte Reiniger | 1978 | 1:31 [trecho]
Trecho em que mostra Lotte Reiniger, já com 70 anos, fazendo animações live action com silhuetas.

Cinderela | Lotte Reiniger | 1922 | 3:29 [trecho]
Trecho inicial de Cinderela.

Recheio de Tinta | Marina Kerber | 2010 | 1:00
Animação recheada com tinta e giz de cera. Ao final todos fazem a digestão.

A Quimera [Fragmento]| Lotte Reiniger | 1960 | 00:56
Um vulcão que se transforma em figura mitológica. Fragmento encontrado nos itens pessoais de Lotte Reiniger após seu falecimento.

Bupreolzapinalatonina 300mg | Marina Kerber | 2021 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Quarentena Psicodélica | Marina Kerber | 2020 | 00:45
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

O ornamento do coração apaixonado | Lotte Reiniger | 1919 | 4:00
O jogo gracioso e dramático de um casal apaixonado. Primeiro filme de Lotte Reiniger em 1919.

Sonho de quarentena | Marina Kerber | 2020 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

As quatro estações | Lotte Reiniger | 1980 | 2:33
Último filme de Lotte Reiniger. Animação das quatro estações do ano que representam a estética clássica de Reiniger.

Grotescos na neve | Lotte Reiniger | 1928 | 3:14 [trecho]
Filmagens feitas por Alex Strasse em uma viagem de férias de inverno misturadas com intervenções de silhuetas feitas por Reiniger.

Eu prefiro sem sementes | Marina Kerber | 2012 | 3:36
Uma mulher não suporta a forma arredondada de frutas com sementes.

O Príncipe Sapo | Lotte Reiniger | 1961 | 2:46
Um sapo tenta assegurar um bem precioso embaixo d’água. Animação colorida.

Solo anafilático | Marina Kerber | 2011 | 2:37
Forte reação alérgica em território estrangeiro.

Quando a palheta cai no chão porque eu não sei tocar violão | Marina Kerber | 2020 | 00:30
Sequência de filmes curtos feitos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

O aniversário de Mary | Lotte Reiniger | 1950/51 | 1:19
Trecho do filme realizado para campanha do Ministério da Saúde britânico sobre higienização.

O Céu da Pandemia | Marina Kerber | 2020 | 5:18
Eu achei que era um sonho. Não tinha ninguém na rua e eu tava sozinha. Todos os dias são iguais, mas hoje é meu aniversário.

O Correio Celestial | Lotte Reiniger | 1938 | 3:34
Filme encomendado pelo General Post Office na Inglaterra. Um dos marcos do cinema britânico colorido. Durante as décadas que viveu em Londres, Reiniger colaborou diversas vezes com a Crown Film Unit.

Visão embaçada | Marina Kerber | 2020| 6:23
As sequelas de uma conjuntivite adenoviral deixam a visão embaçada. Através de uma interpretação artística e estilizada de um exame oftalmológico, o filme revela sensações experimentadas pela paciente. O exagero nas formas amplifica a frustração sentida e, ao mesmo tempo, condiciona a tensão cotidiana. Diagnóstico: “o problema está na estrutura, nas feridas brancas sobre a pupila preta.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.