Home Jornal da Capital É Notícia Tribos nas Trilhas da Cidadania reúne estudantes para o lançamento da edição...

Tribos nas Trilhas da Cidadania reúne estudantes para o lançamento da edição de 2019

731
0

Tribos Canoas menor
Crédito/Divulgação ONG Parceiros Voluntários

Ética, Cidadania, Solidariedade, empreendedorismo e liderança, são alguns dos valores que fazem parte da iniciativa criada pela ONG Parceiros Voluntários há 15 anos. Em Porto Alegre, o grande momento de lançamento das atividades voluntárias que serão desenvolvidas pelos estudantes de maio à outubro, acontece nesta terça-feira (30 de abril),  das 14h às 16h, no Instituto Pão dos Pobres.

A novidade desta edição é desafiar os jovens com ações do #TribosDesafia propostas pela ONG Parceiros Voluntários no Instagram @ongparceirosvoluntarios, a cada mês. Além das atividades que serão desenvolvidas durante seis meses em suas escolas, a Parceiros vai provocar os estudantes a darem mais visibilidade a seus projetos e a realizarem mais atividades nas comunidades onde essas escolas estão inseridas. “Usualmente, cada tribo escolhe uma ou mais trilhas e desenvolve ações de voluntariado com mais foco no espaço escolar. O #TribosDesafia vai ativar no Instagram o lançamento de um mesmo desafio para todas as tribos, que irão mudar todos os meses. O Instagram vai contribuir para multiplicar os exemplos e a fortalecer a rede”, diz José Alfredo Nahas.

As inscrições para as escolas públicas e privadas do Estado para participar do maior movimento de voluntariado jovem do Brasil seguem até o dia 30 de maio e devem ser feitas pelo site da ONG: http://www.parceirosvoluntarios.org.br/tribos/.

Como funciona Tribos nas Trilhas da Cidadania? Nas escolas gaúchas públicas e privadas do Rio Grande do Sul jovens de 5 a 20 anos do ensino Infantil, Fundamental e Médio se reúnem, de maio a outubro de cada ano, em “Tribos” no turno invertido da escola para desenvolverem ações de voluntariado organizado. Os estudantes escolhem uma ou mais trilha dentro dos temas propostos “Educação para a Paz”, “Meio Ambiente” e “Cultura”. Essas ações são realizadas com o acompanhamento dos educadores após um diagnóstico feito pelos alunos sobre questões que consideram prioritárias em suas escolas e comunidades. No final de cada edição, em outubro, o conjunto de escolas tribeiras de cada região do Estado se reúnem em Fóruns Tribais para trocarem experiências, apresentarem os seus projetos e celebrarem os resultados alcançados. Em 15 anos, Tribos  já mobilizou 150 mil crianças e adolescentes.

A metodologia é o coração do Programa VALORES NA EDUCAÇÃO da ONG e tem a chancela da UNESCO, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Promove a postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.