Home Jornal da Capital Agenda Turnê italiana em homenagem ao centenário de Maria Callas tem única apresentação...

Turnê italiana em homenagem ao centenário de Maria Callas tem única apresentação no Teatro Oficina Olga Reverbel

198
0

Maria Callas, uma das maiores intérpretes da história da lírica protagonista do melodrama italiano, completaria 100 anos no dia 2 de dezembro. Para celebrar a data, a soprano Angela Papale e o piano forte Fabio Marra estão em turnê no Brasil com o concerto que traz as óperas mais conhecidas de seu repertório, de Donizetti, Bellini, Verdi, até Puccini, Mascagni e Tosti. Em Porto Alegre, a apresentação ocorre no dia 12 de dezembro (terça-feira), às 20h, no Teatro Oficina Olga Reverbel.

No dia 13 (quarta-feira), os artistas italianos realizam o Masterclass “Estilo e Interpretação na Ópera”, na Sala de Música do Multipalco Eva Sopher. Das 10h às 12h, será com o Fabio Marra para pianistas correpetidores, e à tarde, das 14h às 17h, com Angela Papale para os cantores líricos da Companhia de Ópera do RS (CORS).

Angela Papale e Fabio Marra – Divulgação Consulado Geral da Itália em Porto Alegre

Papale foi aluna de nomes como Magda Olivero, Paolo Montarsolo e Fiorenza Cossotto, e tem desenvolvido carreira importante na Itália, em óperas e recitais de canções e árias, tendo Marra como parceiro.

O programa começa com ópera, evocando papéis importantes da trajetória de Callas. Papale canta a ária Morrò, ma prima in grazia, de Um baile de máscaras, de Verdi; Quel sangue versato, de Roberto Devereux, de Donizetti; Sola, perduta, abbandonata, de Manon LescautVissi d’arte, da Tosca, e Un bel dì vedremo, de Madame Butterfly, todas de Puccini; La mamma morta, de Andrea Chenier, de Giordano; e Son pochi fiori, de L’Amico Fritz, de Mascagni.

O encerramento do programa se dá com uma seleção de canções: de Puccini, os músicos interpretam Due Romanze; e, de Tosti, Se tu non torni, Malìa e Baciami!

Angela Papale e Fabio Marra – Divulgação Consulado Geral da Itália em Porto Alegre

Maria Callas é uma das grandes vozes da história da ópera. Soprano de grande vocação dramática, dotada de uma excepcional extensão vocal e timbre particular, foi protagonista de uma época de ouro da ópera italiana, não apenas por suas interpretações, mas também pela forma como ajudou a revelar um repertório esquecido.

A turnê é promovida pelos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília e em colaboração com os Consulados italianos de Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Na capital gaúcha, o concerto tem o apoio da Companhia de Ópera do RS.

SERVIÇO
Recital Operístico Angela Papale e Fabio Marra: homenagem aos 100 anos de Maria Callas
Quando:
12 de dezembro | Terça-feira | 20h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher – Praça Marechal Deodoro s/n – Centro Histórico
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita, com retirada de senha 1h antes do espetáculo

Fonte: Roberta Amaral – Projeção Cultural

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here