Chuvas prejudicam vendas e comércio caxiense registra queda de 20,1% no Dia das Mães

Os efeitos climáticos severos, iniciados no final de abril e que se estendem em maio, foram cruciais para a queda de 20,1% nas vendas de Dias das Mães no comércio caxiense. Amostragem da CDL Caxias, realizada entre os dias 14 e 17 maio com empresários do varejo local, indicam que 64,5% dos entrevistados tiveram resultados piores neste ano, em relação a 2023. Outros 25,8% afirmaram que as vendas foram iguais e apenas 9,7% registraram alta na segunda principal data comemorativa para o comércio.

As chuvas intensas, as estradas interrompidas e o foco nas doações para os atingidos pelas enchentes foram fatores que refletiram diretamente nos negócios. De acordo com a CDL Caxias, o clima de celebração e a vontade de presentear ficaram retraídos, dando lugar à empatia para ajudar aos que mais precisavam.

Apesar da redução no volume de vendas, o tíquete médio teve um aumento de 4% frente ao ano anterior, passando de R$ 226,87 para R$ 236,15. O resultado de 2024 ficou muito próximo da projeção antecipada da CDL Caxias para a data, que estimava R$ 234,68.

Entre os produtos mais vendidos pelos lojistas estiveram botas, malhas, casacos, jaquetas, tricôs, lavadora e secadora de roupas, chapinha, secador de cabelo, cremes hidratantes, vinhos, pratos, xícaras, canecas, além de arranjos e flores de vaso. Os segmentos entrevistados pela entidade foram vestuários e calçados (42,6%), cosméticos (14,7%), floricultura (13,6%), joias e relógios (9,4%), eletrodomésticos e eletrônicos (9,2%), utensílios domésticos (6,3%) e bebidas e alimentos (4,2%).

9,5% das vendas foram digitais
As redes sociais foram utilizadas por 78,8% dos lojistas entrevistados pela CDL Caxias, como forma de divulgação dos produtos e da loja, o que colaborou para que ocorressem vendas pelo digital. Do total de respondentes, 68,4% confirmaram negociações online. Dentro do volume, 9,5% ocorreram por meio de plataformas, sendo a mais utilizada o WhatsApp com 36,8% das vendas, enquanto o Instagram representou 13,2%. O próprio site do estabelecimento representou 10,5% das escolhas e Facebook foi indicado por 7,9% dos participantes.

Fonte: MCom Comunicação – @mcomcomunicacao

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