Home Jornal da Capital É Notícia Espetáculo gaúcho é selecionado e inicia residência artística em São Paulo

Espetáculo gaúcho é selecionado e inicia residência artística em São Paulo

444
0

A peça “Sobrevida”, que traz a estreia na direção e dramaturgia do gaúcho Jaques Machado, foi selecionada para a residência artística no Centro Cultural da Diversidade de São Paulo. Este é o primeiro trabalho do Rio Grande do Sul selecionado para o projeto. Os ensaios e pesquisas começaram em Porto Alegre e seguirão durante o mês de outubro na capital paulista. A estreia da peça será na programação do 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que acontecerá de 10 a 21 de novembro com apresentação presencial e virtual.

“Estrear a primeira peça que escrevo e dirijo em São Paulo é um sonho que eu não sabia que tinha, ainda mais, podendo falar sobre um tema que ainda é um tabu na sociedade. Quem leva uma vida soropositiva normalmente não fala sobre isso, por medo do preconceito e do estigma imposto na sociedade. Falar é libertador!”, destaca Jaques. O espetáculo retrata a vida de um ator, que ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, conduz a plateia por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli vivem a mesma personagem em diferentes momentos de vida.

Lincoln Camargo e Xandre Martinelli dão vida a ator soropositivo em “Sobrevida”.
Foto: Alessandro Quevedo

No coletivo de artistas que integram o projeto estão ainda a atriz e bailarina Angela Spiazzi que fica com a direção de movimento e corpo do espetáculo, Ricardo Vivian na iluminação cênica e Rodrigo Shalako na cenografia. As leituras e ensaios começaram no mês de maio deste ano, foi quando o texto deixou de ser um monólogo e passou a ser dividido entre os dois atores. Em junho, já em sala de ensaio os artistas começaram o trabalho de criação cênica e estudo de objetivos da dramaturgia, dessa forma a peça ganha vida e se transforma em um meio de confrontar o estigma de uma vida soropositiva.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.