Home Jornal da Capital Cultura Cine Iberê exibe filmes de Joel Pizzini

Cine Iberê exibe filmes de Joel Pizzini

2906
0

No próximo domingo, 19 de agosto, às 16h, o Cine Iberê exibe dois filmes de Joel Pizzini: Enigma de Um Dia (1996) e O Pintor (1995). A sessão única e gratuita será comentada pelo próprio diretor e integra as atividades de abertura das exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi.

Em Enigma de Um Dia, um funcionário de museu – o vigia – motivado pelo quadro homônimo de De Chirico, é introduzido, através do cotidiano, no universo metafísico do pintor italiano. O filme tem fotografia de Mario Carneiro e atuação de Leonardo Villar. Enigma de Um Dia recebeu os prêmios de Melhor Filme, no Festival de Gramado (1996), no Festival de Cuiabá (1996), na Jornada da Bahia (1997), Melhor Ator e Melhor Fotografia e melhor montagem, na Jornada da Bahia (1997) e participou da Seleção Oficial do Festival de Veneza (1997).

O Pintor é um documentário que aborda a vida e obra de Iberê Camargo, um dos principais nomes da pintura brasileira no século XX. O filme enfoca os anos de formação do artista e mostra como sua obra foi se tornando cada vez mais poética e dramática. A fotografia do filme é de Mario Carneiro.

Joel Pizzini é autor de filmes-ensaios, videoinstalações e textos críticos, que conquistaram dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Filmes como Enigma de um Dia (1996) e Anabazys (2009) representaram o país no Festival de Veneza, assim como Glauces, Estudo de um Rosto (2001) e Dormente (2005) que concorreram, respectivamente, em eventos importantes como o Festival de Locarno e Oberhausen. Seu primeiro curta, Caramujo-Flor (1989), ganhou o prêmio principal no Festival de Huelva (Espanha). Com os longas 500 Almas (2004) e Anabazys (2009) conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som e Fotografia, o prêmio Especial do Júri e o de Melhor Montagem, nos Festivais do Rio, de Mar del Plata e de Brasília, entre outros. Em 2012, realiza o longa-metragem Olho Nu, sobre Ney Matogrosso, e em 2015, o curta-metragem Mar de Fogo, a partir do universo de Mário Peixoto. É conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza; professor da Faculdade de Artes do Paraná; curador da restauração da obra de Glauber Rocha e codiretor com Paloma Rocha dos documentários extras dos Dvds do cineasta. Foi curador das retrospectivas Faces de Casavetes, Festival Jodorowsky, Estratégia do Sonho, O primeiro cinema de Bertolucci, e Ocupação Sganzerla. Participou do projeto Artecidade, Bienal de São Paulo e Bienal do Mercosul, com videoinstações e direção de performances. Atualmente finaliza o filme Rio da Dúvida, que mescla documentário e ficção.

Serviço
Domingo, 19 de agosto, às 16hEnigma de Um Dia (20min, 1996, Brasil) e O Pintor (48min, 1995, Brasil), de Joel Pizzini – sessão comentada com o diretor. Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre
Local: Auditório BTG Pactual

Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.