Home Jornal da Capital É Notícia Dia Mundial do Teatro

Dia Mundial do Teatro

734
0

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Além disso, a data também é especial no estado do RS por comemorar o Dia do Cinema Gaúcho. Vale lembrar que a primeira exibição de uma película de cinema, em local fechado, em Porto Alegre foi aqui no Theatro São Pedro.

Foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT) e, desde então, é comemorado anualmente. No ano seguinte, o dramaturgo francês, Jean Cocteau, escreveu a primeira mensagem referente ao Dia Mundial do Teatro. Resumindo algumas de suas palavras, ele relatou como encargo do dramaturgo “provocar, com os meios modestos à sua disposição, um hipnotismo coletivo e ser capaz de compartilhar seu sonho com seu público; para dormir e sonhar, trazer uma espécie de mágica milagrosa ao alcance de todos os bolsos”.

O dia 27 de março, também, foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.
Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati.

Dia do Cinema Gaúcho – A primeira exibição pública documentada de um filme de ficção no Rio Grande do Sul é datada de 27 de março de 1909, com a sessão de O Ranchinho do Sertão, de Eduardo Hirtz. A idéia é que o público em geral entenda que no Estado se faz cinema, não apenas em quantidade, mas também com qualidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.