Home Jornal da Capital Agenda Duo Scofano & Minetti apresenta o novo chamamé no Santander Cultural

Duo Scofano & Minetti apresenta o novo chamamé no Santander Cultural

733
0

No próximo sábado, dia 28 de julho, às 17h, a unidade de cultura do Santander em Porto Alegre traz a dupla Scofano & Minetti. O show instrumental, que ocorre na Sala Multiuso, apresenta o novo chamamé, gênero musical do nordeste argentino e do sul do Brasil. O recital percorre a tênue linha entre o clássico, o folclórico e o popular, e apresenta um refinado repertório da música sul-americana.

A proposta de Richard Scofano com o chamamé encontra paralelo com a de Astor Piazzolla com o tango. Bandeonista e compositor, fundamentado nas formas clássicas e com influências globais diversas, o artista transformou o chamamé em música de concerto. Nascido em Paso de los Libres, fronteira com Uruguaiana, com quinze anos recebeu o título de mestre de música e com dezoito anos foi nomeado bandeonista da Orquestra Folclórica de Corrientes. Scofano trabalhou com alguns dos mais conhecidos artistas Sul Americanos e se apresentou pela América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Em 2015, compôs a música para Carmem de Buenos Aires, uma adaptação da ópera Carmen para tango e flamenco.

Alfredo Minetti nasceu no Uruguai, viveu na Argentina e mudou-se para o Rio de Janeiro, doutorando-se, posteriormente, nos Estados Unidos, em Antropologia da Música com uma dissertação sobre o choro carioca. Pianista e arranjador realizou diversas tours pela América do Norte e Ásia.
Scofano Minetti – Crédito: Valeriano Fernandez

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.