Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

No próximo domingo, 9 de setembro, o Cine Iberê apresenta mais uma edição do especial cinema mudo com música ao vivo, com o compositor e multi-instrumentista Vagner Cunha e participação especial do violinista Moisés Bonella Cunha, executando ao vivo a trilha sonora para o filme mudo Entr’acte, de René Clair, realizado em 1924. Excepcionalmente, serão apresentadas duas sessões: às 16h e às 17h. As sessões são gratuitas e integram o programa Silêncio em Movimento – cinema mudo com música ao vivo – atividade paralela às exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi.

Entr’acte é uma obra-prima do cinema da vanguarda dos anos 20. O filme foi realizado para ser exibido no intervalo do ballet Relânche, do Ballet Suédois, em Paris, com cenários do pintor dadaísta Francis Picabia, e música de Erik Satie, executada ao vivo. Entr’acte é um filme dadaísta – movimento que negava a razão através de expressão do absurdo -, com sobreposições de imagens, articulações de montagem como uma colagem, uma fotomontagem, e alterações de velocidade ralentando ou acelerando os movimentos das personagens, deslocando-os do sentido real da imagem. No elenco, protagonistas da efervescente cena artística de Paris daquela época: Francis Picabia, Marcel Duchamp, Man Ray Jean Börlin, Inge Frïss, Darius Milhaud e Erik Satie.

Para a exibição no Cine Iberê, a trilha sonora foi especialmente composta pelo compositor, arranjador e multi-instrumentista Vagner Cunha, que atua nos mais diversos estilos na cena musical contemporânea.

Cine Iberê – Cinema mudo com música ao vivo
Domingo, 9 de setembro – Entr’acte, de René Clair (20 min, 1924, França) – música composta e executada ao vivo por Vagner Cunha, com participação de Moisés Bonella Cunha
Sessões às 16h e às 17h  | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre
Local: Auditório BTG Pactual
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Entrada Franca

Formas em Movimento Entracte Exposição Caixa Preta – Pedro Motta

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.