Home Jornal da Capital Eventos Festival de Dança terá atrações nacionais e internacionais 

Festival de Dança terá atrações nacionais e internacionais 

50
0
Júlia Xavier. Crédito: Daniel Martins

O mais importante festival de dança para crianças e jovens do País chega ao Rio Grande do Sul com uma série de atrações confirmadas. O Festival CBDD Kids, promovido pelo Conselho Brasileiro de Dança, recebeu inscrições de mais de 30 escolas de dança do Estado, e vai contar com cerca de 200 coreografias em sua mostra competitiva.

A responsável por trazer o festival para o Rio Grande do Sul é Carlla Bublitz, uma das diretoras do Ballet Vera Bublitz (BVB) e delegada regional RS do Conselho Brasileiro de Dança. “Estamos muito felizes por poder representar o Estado e abrir oportunidade para os talentos gaúchos da dança, da capital e do interior, mostrarem todo seu potencial”, destaca Carlla. Das 30 escolas de dança inscritas, apenas três são de Porto Alegre. As demais são de cidades como Caxias do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara e Santo Antônio da Patrulha. 

Os bailarinos, de 5 a 14 anos, vão concorrer em sete modalidades: ballet clássico de repertório, ballet clássico livre, ballet neoclássico, contemporâneo, estilo livre, jazz e danças urbanas. Os participantes foram inscritos em solos, duos e trios ou na categoria grupo.  

Entre os jurados, destaque para a convidada de honra, a bailarina russa Anastasia Dunets, que também vai ministrar workshops de dança durante o festival. Além dela, fazem parte do corpo de jurados: Gisele Vaz, presidente do CBDD e diretora do Studio Dançarte, de Goiânia, uma das mais premiadas escolas de dança do Brasil; Flávia Burlini, do Rio de Janeiro, professora credenciada do Royal Academy of Dance; Erick Gutierrez, professor de sapeateado e conselheiro do CBDD em São Paulo; Luciane da Rosa, de Dom Pedrito; a, professora de jazz Anette Lubisco; e Denise Siqueira Pacheco, de Novo Hamburgo. 

Paulo Rodrigues – Acervo pessoal

Gala de Dança  – A gala de abertura do Festival de Dança CBDD Kids será no dia 17 de junho, às 19 horas, no Teatro CIEE. O espetáculo contará com grandes nomes da dança, com destaque para a participação especial de Paulo Rodrigues. O paulista recebeu o título de melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville e é considerado um dos melhores bailarinos brasileiros da atualidade. Em sua trajetória passou por importantes companhias mundiais de dança, como Joffrey Ballet, de Chicago. Também foi convidado para dançar na Gala Stars, em Moscou, onde também cursou aulas no Teatro Bolshoi, da Rússia. No festival de dança, Rodrigues vai acompanhar a bailarina Júlia Xaver, do Ballet Vera Bublitz, no Gran Pas de Deux do Pássaro Azul. 

Alladson Barreto, atualmente no Ballet West, dos Estados Unidos, é outro convidado do espetáculo. Barreto começou suas primeiras aulas de ballet clássico na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhã em Natal (RN) aos 16 anos. Hoje, com 24 anos, é considerado um dos melhores bailarinos da atualidade com premiações como o SoDancaAmbassador (2018-2020) e finalista do Youth America Grand Prix (2018), a mais importante premiação mundial de dança. No festival de dança, em Porto Alegre, vai acompanhar a bailarina Catarina Costa, do Ballet Vera Bublitz. 

O espetáculo de gala contará também com a participação dos bailarinos Gabriel Suarez, do Uruguai, Abraão Alves, do Rio de Janeiro, e Gabriel Pagnusatti, do Ballet Vera Bublitz. Eles irão fazer apresentações com algumas das mais premiadas bailarinas do BVB. Entre elas, Julia Xavier, Júlia Quinto, Catarina Costa, Isabeli Greff, Alicia Sassi, Gabriela Menegat e Maiara Terra y Castro. Além das coreografias em dueto, as bailarinas vão apresentar os solos que levaram para o Youth America Grand Prix deste ano, nos Estados Unidos. 

1° Festival CBDD Kids Porto Alegre
Período: de 16 a 18 de junho
Gala de abertura: 17 de junho, às 19h
Local: Teatro CIEE – Rua Dom Pedro II, 861
Ingressos podem ser solicitados pelo whatsapp: (51) 98064-4444
Informações e regulamento: Instagram: @festivalcdbddkispoa. 

Fonte: Assessoria de Imprensa: Tatiana Csordas


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here