Home Jornal da Capital Agenda Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos “Deus e o Diabo na Terra da Miséria”...

Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”

323
0

Duas peças do 16º Festival Palco Giratório Sesc serão apresentadas gratuitamente no próximo final de semana no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Os espetáculos “Deus e o Diabo na Terra da Miséria”, do grupo Oigalê (RS), e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”, do Ueba Produtos Notáveis (RS), foram transferidos em razão da chuva e encantarão o público no dia 18 de junho, às 11h e 14h, na Cancha de Bocha e Expedicionário da Redenção, respectivamente. Produções locais com anos de história, as obras são abertas para pessoas de todas as idades.

Lançado em 1999, “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseado no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Já “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade” aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado a terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   

O 16º Festival Palco Giratório Sesc aconteceu entre 12 e 29 de maio em Porto Alegre. Entre as salas de teatro e o Parque Farroupilha, mais de 9 mil pessoas prestigiaram as 42 apresentações realizadas. Durante todo o ano, o Sesc/RS realiza diversas atividades culturais em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Acompanhe as novidades pelo site www.sesc-rs.com.br

Faísca D’Água_ O Encontro da Natureza com a Humanidade Foto: Fabiano Knop

16º Festival Palco Giratório Sesc 
18/06 (sábado)
Deus e o Diabo na Terra da Miséria
Grupo Oigalê (RS)
Horário: 11h 
Local: Cancha de Bocha do  Parque Farroupilha (Redenção)
 

Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade
Ueba Produtos Notáveis (RS)
Horário: 14h 
Local: Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha (Redenção)

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here