Lojistas têm boas expectativas de vendas até o fim do inverno, segundo pesquisa do Sindilojas Porto Alegre
As buscas por artigos de frio encontradas no vestuário, calçado e artigos de cama, mesa e banho vêm se mantendo em ritmo médio na busca por parte dos consumidores. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Poa junto aos lojistas da capital.
Mais da metade de quem respondeu a pesquisa, 54%, considera que o movimento no momento é médio no comércio. A presença ainda que recente do frio, fez com que 28% citem considerar alto o movimento nas compras. E ainda, segundo os comerciantes do varejo, 18% sentem que o movimento está baixo. Porém, 27% afirmam que em 2024, mesmo com todo o caos das enchentes, o movimento no comércio está superior ao último ano.
Dados sobre a expectativa de vendas até o fim da estação mais fria não são pessimistas. Uma boa parcela, 36%, diz que vê espaço para vendas superiores ao ano passado. A maior parcela, 43%, entende que deva manter as vendas do último ano, e apenas 5% vive a expectativa de vender menos. 16% não souberem responder a essa questão.
O tícket médio gasto até aqui no ano, em roupas e artigos de inverno, está em R$ 274. Em relação aos preços, 71% dizem mantê-los iguais a 2023. 20% dos respondentes citaram aumento dos preços, e tão somente 6% revelaram terem baixado os preços.
Em um ponto diretamente ligado às enchentes, os lojistas responderam sobre o sentimento deles referente aos prejuízos e benefícios de suas lojas após o caos. Para 59%, houve prejuízos nas lojas. Destes que responderam sobre os prejuízos, a diminuição do movimento (35,5%), clientes comprando apenas o necessário (20,3%) e região ainda afetada/difícil acesso (13,6%) foram as causas mais citadas.
Cerca de 30% citaram que as vendas foram beneficiadas. Para estes, os fatores mais respondidos são os seguintes: reposição do que foi doado (37,5%), local da loja não foi afetado (21,9%), consumidores estão comprando para repor o que perderam (21,9%).
PRODUTOS MAIS VENDIDOS POR SEGMENTO
Roupas
Casacos/Jaquetas: 61,4%
Blusas: 45,7%
Calças: 42,8%
Calçados
Botas: 90%
Pantufas e chinelos de lã: 10%
Tênis: 5%
Cama, mesa e banho
Edredons e cobertores: 90%
Lençóis térmicos: 40%
Roupões: 20%
Acessórios
Meias: 80%
Echarpes e mantas: 60%
Meia-calça: 60%
Comportamento de consumo
Perceberam alguma mudança no comportamento de consumo de compras de artigos de inverno?
Não: 65%
Sim: 35%
Quais mudanças foram percebidas?
Compras do que é apenas necessário: 60%
Compras do que foi perdido e precisa ser reposto: 14,3%
Falta de dinheiro: 5,7%
Procura pelo melhor preço: 2,9%
Compras para doação: 2,9%. Para o Sindilojas Porto Alegre, os números obtidos através da pesquisa ilustram bem o momento. “Passamos por uma tragédia que atingiu boa parte da cidade, afetando as pessoas e seus negócios. Há um movimento de retomada, inclusive a nossa entidade está à frente de ações para o fortalecimento do comércio porto-alegrense, como o da limpeza dos locais, websérie informando como proceder em questões jurídicas e econômicas, por exemplo. O Sindilojas POA está de portas abertas para ajudar o nosso lojista“, salientou o presidente, Arcione Piva
Fonte: Sindilojas – Comunicação e Marketing