Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

A mostra é comemorativa ao dia 20 de maio, quando se festeja a Imigração Italiana no RS, data que em 1875 chegaram ao Estado as três primeiras famílias de imigrantes italianos estabelecendo-se em Nova Milano. A exposição, com curadoria da italiana de Rita Raimondi, tem como objetivo prestar uma homenagem àqueles corajosos camponeses que deixaram a amada pátria em busca de um futuro melhor.

A mostra é composta de treze quadros e quatro esculturas em cerâmica, formando um conjunto hipnótico de linhas que criam cenas oníricas onde o artista representa as histórias e as condições dos migrantes. Segundo a curadora Rita Raimondi, nos quadros os protagonistas são reais ou imaginários e fazem parte do nosso tempo passado ou atual. “Mirkó consegue carregar uma grande força expressiva nas figuras, nas paisagens e nos ‘símbolos’ onde o real é fragmentado, plano e sem perspectivas”, completa.
Rita Raimondi destaca que cada obra de Mirkó, que estará presente na abertura da exposição, é uma alternância de cores vibrantes, de simetrias e de movimentos onde o traço perfeito do artista junto a uma variedade de pequenos “detalhes” harmoniza o trabalho: “O estilo do artista é imprevisível, sintético, reflexivo de substância e não de aparência no qual ele expressa realidade e esperança que se misturam com a criatividade”.

Terra Madre Luna

Uma música foi criada especialmente para a ocasião da exposição por dois compositores italianos — Davide Famularo e Mauro Romano. Segunda a curadora, “a música completa a magia do projeto artístico, remetendo-nos a sensação de termos ao fundo o som das ondas do mar e de gaivotas que acompanham os navios dos nômades indo para aquela ‘Terra Mater’ em busca de uma nova vida e de novos horizontes para a concretização dos sonhos. A melodia nos transporta a cantos e danças de povos antigos e tribais, de povos que migram, de povos que não almejam um futuro melhor, mas apenas ter um futuro.”

SERVIÇO
Título: Terra Mater
Artista: Mirkó
Curadoria: Rita Raimondi
Abertura: 21 de maio de 2019, às 19h
Visitação: 22 de maio a 07 de agosto de 2019
Local : Galeria Oscar Boeira do MARGS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.