Home Jornal da Capital Agenda OSPA e convidados realizam concerto gratuito “Jobim Sinfônico” no Araújo Vianna

OSPA e convidados realizam concerto gratuito “Jobim Sinfônico” no Araújo Vianna

72
0
Mario Adnet e Tom Jobim - Crédito: Marcelo Paes

O legado de Tom Jobim (1927-1994) será celebrado no concerto Jobim Sinfônico, que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva para o Auditório Araújo Vianna na próxima quinta-feira, 28 de março, às 20h. A apresentação tem entrada franca, com distribuição de ingressos pelo Sympla a partir desta sexta-feira, 22 de março de 2024, às 14h. A OSPA, uma fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), estará sob regência de Evandro Matté e terá a companhia de convidados especiais – como o pianista Daniel Jobim, neto do compositor, o violonista Mario Adnet, duas vezes vencedor do Grammy, e o cantor Zé Ibarra, da banda Bala Desejo. A apresentação integra a Série Especial da OSPA e é também uma homenagem aos 50 anos da TVE-RS.

“Jobim Sinfônico” é um projeto original de Paulo Jobim (1950-2022), primogênito de Tom, e Mario Adnet, que assina a direção musical. A dupla reuniu partituras originais de Tom Jobim e também arranjos orquestrais de suas canções em um álbum duplo e DVD que venceu o Grammy Latino em 2004. O trabalho já foi apresentado ao vivo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos e Holanda – sendo que, a cada apresentação, o repertório, a orquestra e os solistas mudam. 

Em Porto Alegre, “Jobim Sinfônico” será interpretado pelas dezenas de músicos da OSPA, sob regência de Evandro Matté. O trio de solistas que vai se revezar sobre o palco do Araújo Vianna é composto pelo pianista e neto de Tom Daniel Jobim, o cantor Zé Ibarra e o violonista Mario Adnet. Também está prevista a participação especial de um quarteto vocal formado pelas cantoras Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. No repertório, estão músicas adoradas pelo público, como “Saudade do Brasil”, “Águas de Março”, “Chovendo na Roseira” e “Garota de Ipanema”, entre muitas outras.

Evandro Matté regendo a OSPA em Crédito: Vitória Proença, divulgação OSPA

É muito gratificante poder executar Tom Jobim com a OSPA. Será a junção do ápice da música brasileira com os diversificados timbres de uma orquestra“, celebra o maestro Evandro Matté. Mario Adnet, que trabalhou nos arranjos e adaptações das músicas, comenta sobre a sonoridade delas: “Não mudamos uma nota sequer, mas as músicas soam maiores do que nas gravações de Tom Jobim já que a orquestra tem muito mais violinos, por exemplo. Por outro lado, o Tom usava muitas flautas, que tivemos de substituir por outros instrumentos de orquestra, como fagotes e trompas. É um trabalho minucioso de equilibrar as massas de instrumentos para que nenhum fique escondido”.

Responsável por levar a música popular brasileira aos quatro cantos do mundo, Tom Jobim sempre habitou também o mundo da música de concerto. Não à toa, era conhecido como “maestro soberano”. Seu catálogo popular é repleto de citações a compositores, como Claude Debussy, Frédéric Chopin e Maurice Ravel. Adnet aponta que Jobim estudou piano com Hans-Joachim Koellreutter, um maestro alemão que lhe deu as bases da música de concerto: “A música do Tom Jobim é uma festa para qualquer bom arranjador e orquestrador, porque está tudo ali. É só uma questão de colorir”. 

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
SÉRIE ESPECIAL – Jobim Sinfônico
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Início do concerto: às 20h. Abertura das portas: às 18h30.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685, Porto Alegre – RS)
ENTRADA FRANCA
Distribuição de ingressos: a partir das 14h do dia 22 de março em sympla.com.br/araujovianna ou no local, no dia do concerto, a partir das 16h. Será permitida a retirada de no máximo 2 ingressos por CPF. 
Classificação indicativa: livre.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade. 

Redes Sociais
ospa.rs.gov.br
instagram.com/ospabr
facebook.com/ospabr
youtube.com/ospaRS
twitter.com/ospabr

Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.