Home Jornal da Capital Agenda Ospa realiza a abertura da sua Série Interior 2019 em Caxias do...

Ospa realiza a abertura da sua Série Interior 2019 em Caxias do Sul

870
0
O concerto é o primeiro dos dez eventos realizados conjuntamente com o SESC durante o ano em municípios do Rio Grande do Sul. A apresentação é conduzida pelo maestro Tiago Flores, regente principal da Orquestra de Câmara da Ulbra e ex-diretor artístico da Ospa. No repertório, destacam-se obras de diversos períodos da música de concerto e grandes compositores, como Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), a Georges Bizet (1838-1875). Nesta noite, a mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler é a solista convidada.
O repertório contempla uma grande variedade de compositores da música de concerto. A apresentação inicia com a abertura da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacomo Rossini (1792-1868), popularmente reconhecida pela letra de “Fígaro”. Em seguida, a “Suite Nutcracker”, de Piotr Ilitch Tchaikowsky(1840-1893) é interpretada pela Ospa. A canção ganhou repercussão a partir de 1960 por inúmeras companhias de balé. A noite ganha sequência com a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, obra inspirada em uma novela homônima do século 17. “Uma noite no monte calvo”,de Modest Mussorgsky (1839-1881), e “Dança Ritual do Fogo”, de Manuel de Falla (1876-1946). Para fechar o concerto, a orquestra prepara uma peça surpresa em homenagem a uma das maiores bandas do século 20.
Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação de Arlindo Teixeira. Especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com Victor Fedotov. Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.
A mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler é bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória musical ainda na infância, tendo estudado piano dos 9 aos 16 anos de idade. Desde 2013, tem se aperfeiçoado com diversos nomes da cena lírica, como Homero Velho, Carla Maffioletti, Eiko Senda, entre outros. Como solista, atuou junto à Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul.
Concerto da Ospa em Caxias do Sul  – Série Interior 2019Quando: 31 de março de 2019, domingo, às 20h
Local: Igreja dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161 – Caxias do Sul)
Entrada Franca
PROGRAMA
Giacomo Rossini: Abertura da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”
Giacomo Rossini: Ária “Una voce poco Fa” da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”
Piotr Ilitch Tchaikovsky: Suite Nutcracker
Georges Bizet: Abertura da Ópera “Carmen”
Georges Bizet: Ária “Habanera” da Ópera “Carmen”
Modest Mussorgsky: Uma noite no monte calvo
Manuel De Falla: Danza Ritual do fogo
Regente: Tiago Flores (Brasil)
Solista: Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano, Brasil)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here