Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

No dia 7 de julho, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) imerge no universo psicodélico e experimental da banda britânica Pink Floyd. O tributo a um dos grupos precursores do rock progressivo nos anos 1960 é revivido sob a batuta de Evandro Matté. A partir das 18h, no Auditório Araújo Vianna, o maestro conduz a orquestra pela história de cinco grandes álbuns, revivendo sucessos como Another Brick In The Wall e Wish You Were Here. Aliada da instrumentação clássica, a apresentação conta com a participação especial dos cantores Anaadi e Rafael Gubert, do guitarrista Johnny Macedo, do baixo elétrico de Gabriel Nunes, do pianista Paulo Bergman, do baterista Jorge Matte, além do Coro Sinfônico da OSPA e do Coro Infantojuvenil. O concerto garante uma viagem no tempo pelos primórdios do rock, trazendo à tona a nostalgia de quem vivenciou a trajetória da banda e de quem cresceu a escutando.

‘‘Não é de hoje que a música sinfônica, com todo seu refinamento e erudição, flerta com o rock progressivo. Nos idos dos anos 1960 e 1970 não era raro que grupos de rock, especialmente ingleses, elaborassem músicas para serem executadas por orquestras. Um dos ícones deste movimento, sem sombra de dúvidas, é a banda Pink Floyd, que conseguiu unir o experimentalismo e profundidade com a qualidade da música de concerto. O espetáculo ‘‘Pink Floyd Sinfônico’’ apresenta quatro épocas distintas da banda: a fase Syd Barrett, com todo seu psicodelismo; a fase do quarteto, quando foi lançado o fabuloso ‘‘The Dark Side of the Moon’’; a fase Roger Waters, que culminou no lançamento do “The Wall”, e, por fim, a fase David Gilmour, mais melódica e profunda musicalmente. Com orquestra, coro e solistas, a OSPA pretende explorar toda essa história através de uma linguagem sinfônica’’, afirma Evandro Matté, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Com o propósito de reunir música de concerto aos instrumentos que percorrem o mundo do rock, a OSPA recebe no palco a presença de convidados especiais. Anaadi, vencedora do prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em português do Grammy Latino 2018, e Rafael Gubert, premiado com o Oscar della Musica (Itália), interpretam os solos vocais. A guitarra fica por conta de Johnny Macedo, músico que vem atuando como solista pelas principais orquestras do Rio Grande do Sul. O contrabaixo elétrico é apresentado pelo ex-integrante da OSPA Jovem, imerso na vida musical, Gabriel Nunes. A bateria é ocupada pelo experiente percussionista da OSPA Jorge Matte. E o piano é teclado sob as mãos do mestre em música de intensa atuação orquestral Paulo Bergmann. Além deles, o evento alia os mais diversos timbres com o Coro Sinfônico da OSPA e o Coro Infantojuvenil, que interpretam os grandes sucessos da banda britânica.

SERVIÇO
OSPA apresenta Pink Floyd Sinfônico
Série Araújo Vianna
Quando: 07 de julho, domingo
Horário: 18h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Parque Farroupilha/Porto Alegre)

 

  

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.