Home Jornal da Capital Cultura Porto Alegre recebe a 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Porto Alegre recebe a 8 ½ Festa do Cinema Italiano

1817
0

Porto Alegre recebe o 8 ½ Festa do Cinema Italiano entre os dias 8 e 14 de agosto com programação ampliada, e apresenta onze filmes, com destaque para a sessão especial de O Melhor da Juventude, de Marco Tullio Giordana, um clássico contemporâneo que faz sua volta à tela grande e narra alguns dos anos mais intensos da recente história italiana, acompanhando a saga de uma família dos anos 60 até os 2000. O festival será realizado no Espaço Itaú – Bourbon Country, no Bourbon Shopping Country.

Esta edição terá duração de duas semanas: de 8 a 14 de agosto, além de Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife recebem o festival. De 15 a 21 de agosto, as cidades de Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Vitória recebem o evento, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que passam a integrar o circuito.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Eventi e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce. Além disso, conta ainda com a colaboração da rede de Consulados Italianos em todas as cidades que recebem o festival no Brasil.
O patrocinador principal desta 5ª edição é a marca FIAT do FCA Group.

Arte na Tela – No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o festival faz  a sua homenagem aos grandes mestres da arte renascentista ao trazer nas suas imagens oficiais recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, Leonardo Da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo Buonarroti.

Esta escolha é representada também em termos de programação. Durante o festival, serão exibidos em pre-estreia Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci e Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garcés Lambert dois dos filmes que farão parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de Outubro.

Neste ano, também uma homenagem um importantíssimo filme italiano O Melhor da Juventude (La Meglio Giovetú) de Marco Tullio Giordana, uma epopeia familiar através de algumas das páginas mais importantes da recente história da Itália. Um filme muito amado também no Brasil exibido agora em uma nova cópia restaurada.

SERVIÇO – FESTA DO CINEMA ITALIANO EM PORTO ALEGRE (RS)

Data: de 8 a 14 de agosto    

Local: Espaço Itaú – Bourbon Country (Bourbon Shopping Country, 2º piso – Av. Túlio de Rose, 80 – Passo da Areia)

Ingressos: R$ 20 (inteira)  | R$ 10 (Meia/Estudante)

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas ou nos websites: 

www.itaucinemas.com.br

www.festadocinemaitaliano.com.br

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.