Home Jornal da Capital Agenda Programação de cinema no Instituto Ling traz exibição comentada e curso

Programação de cinema no Instituto Ling traz exibição comentada e curso

1240
0

Na próxima semana, o Instituto Ling, em Porto Alegre/RS, traz duas atividades na programação para os amantes do cinema: o projeto Meu Filme Favorito e o curso Os 3Ks do Cinema.

No dia 6 de novembro, terça-feira tem início o curso Os 3 Ks: o cinema de Kurosawa, Kieslowski e Kubrick, ministrado pelo cineasta e escritor Jaime Lerner. Em quatro encontros, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, o curso discute a linguagem audiovisual pelo olhar do realizador, analisando as trajetórias e obras de autores de continentes e culturas distintas – Akira Kurosawa (Japão), Krzysztof Kieslowski (Polônia) e Stanley Kubrick (EUA) -, suas diferenças e pontos em comum nas temáticas, no processo de produção e na linguagem cinematográfica. O curso pretende também provocar uma reflexão sobre a produção atual e o cinema de autor.

No dia 8 de novembro, quinta-feira, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina recebe a psicanalista Diana Corso para falar sobre um dos filmes que marcaram sua vida: (500) Dias Com Ela (2009), do cineasta americano Marc Webb. O projeto Meu Filme Favorito inclui a exibição do filme, seguida de bate-papo com a convidada. A sessão começa às 19h e os ingressos têm os valores acessíveis de R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

(500) Dias com Ela é uma história sobre relacionamentos e celebra os amantes apaixonados, as músicas pop, os filmes românticos e a poesia. No filme, Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) – um azarado escritor de cartões comemorativos e românticos – fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer Finn (Zooey Deschanel). Com isso, ele relembra vários momentos dos 500 dias que passaram juntos e suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida. Considerado pela crítica internacional um dos melhores filmes de 2009, recebeu numerosos prêmios e nomeações, incluindo o Satellite Award e o Independent Spirit Award, pelo roteiro.

Serviço
CURSO – Os 3 Ks: o cinema de Kurosawa, Kieslowski e Kubrick
Com Jaime Lerner
Dias 6, 13, 20 e 27 de novembro (terças-feiras), das 19h30 às 21h30
Aula 1 – Por que os três Ks? O entorno cultural e as influências externas; a importância dos três realizadores na cinematografia mundial. Ran, Barry Lindon e A Liberdade é Branca.
Aula 2 – Antecedentes e inícios de carreira – Pintura, Foto, Teatro, curtas e documentários. O processo de buscar uma história.
Aula 3 – Pontos de virada – Rashomon, Glória Coberta de Sangue e o Decálogo. Segundo ponto de virada: Dersu Uzala.
Aula 4 – Cores de Kurosawa, Kubrick e Kieslowski. Dudes Kaden e O Monte Fuji em Chamas. Laranja Mecânica e a Odisseia no Espaço. A Trilogia das Cores

Meu Filme Favorito – (500) Dias Com Ela, de Marc Webb
Exibição do filme em sessão única e comentada por Diana Corso, com mediação de Roger Lerina
Dia 8 de novembro, quinta-feira, das 19h às 22h

(500) Dias com Ela – (500) Days of Summer
Direção: Marc Webb
Gênero: Comédia, Romance
Ano: 2009
País de origem: EUA
Duração do filme: 1h35 minutos
Classificação Etária: 12 anos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.