Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Se a pandemia trouxe provações para a Orquestra Villa-Lobos, junto veio a oportunidade de ficar mais forte. A produção de seis videoclipes uniu ainda mais seus integrantes e está ajudando a estabelecer uma relação também mais estreita com a sociedade.

Quatro clipes foram produzidos por encomenda com contribuição via https://www.catarse.me/bloco_na_rua  quando não havia esta recompensa (a campanha de financiamento coletivo “Bloco na Rua”,  idealizada a fim de assegurar a sobrevivência do programa de educação musical). A quinta foi por encomenda como recompensa do Catarse, e a produção mais recente veio por puro agradecimento da própria Orquestra a todos os quase 450 apoiadores que doaram perto de R$ 79 mil desde maio.

A provação começou em abril quando o convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis foi interrompido por tempo indeterminado devido às incertezas provocadas pela disseminação do novo coronavírus. Os cerca de 600 atendimentos gratuitos semanais, em cinco locais da Lomba do Pinheiro, acabaram suspensos. Depois, com a mobilização da campanha, um apoiador em particular se comprometeu a custear parte das aulas online, retomadas em agosto, até o final do ano. “É emocionante ver novas crianças e adolescentes chegando e testemunhar a música se tornar importante na vida deles”, comemora a idealizadora e coordenadora do programa, Cecília Rheingantz Silveira.

Os videoclipes
O Sol Nascerá – Ajuris
O que foi feito devera (de Vera) – AVM Advogados
Here Comes the Sun – Colégio João Paulo I Higienópolis
Horizontes – IAB
Coração Civil – Ajuris
Com a Perna no Mundo – Apoiadores da Orquestra

Caneca com música e poesia
A mais nova recompensa da campanha são canecas personalizadas desenvolvidas pela Arte, Poesia e Café (R$ 50,00), que elabora um jogo criativo entre palavra e imagem. Quem escolhê-las também terá seu nome na lista de apoiadores a ser publicada no final da campanha na página da Orquestra no Facebook. A entrega está prevista para novembro.

A orquestra
A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde 1992 junto à Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013). Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil.

Para saber mais sobre a Orquestra Villa-Lobos, acesse o canal do YouTube  https://www.youtube.com/OrquestraVillaLobos.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.