Ter a capacidade de escutar as crianças com atenção empatia e reconhecer que podemos aprender com elas não é uma tarefa fácil. No dia a dia das famílias e da escola, pais, avós e professores estão, na maioria das vezes, focados apenas em ensinar, o que cria um ambiente unilateral que pode comprometer o desenvolvimento dos pequenos.

Pesquisadora da primeira infância há mais de 20 anos, Cris Vieira explica que as crianças que se sentem verdadeiramente ouvidas desenvolvem a autoestima e o processo de autonomia de forma mais positiva, habilidades muito importantes para o crescimento pessoal e profissional. A pedagoga afirma que, para elas, estar em um ambiente de trocas é conviver diariamente com o sentimento de amorosidade, que favorece a comunicação e a aprendizagem. Já para os adultos, estar atento ao que as crianças podem ensinar representa, inclusive, maior facilidade no trabalho.

“Vivemos em um mundo em mutação acelerada e essa rotina rápida, muitas vezes, nos impede de observarmos que esse novo mundo nos exige habilidades encontradas muito facilmente no universo infantil, como a criatividade, a espontaneidade e a vontade de aprender”, esclarece.

Cris acrescenta que, por estarem “sedentas por aprender”, as crianças adoram desafios, dos mais simples aos mais complexos — habilidade valiosa para os adultos nas novas relações de trabalho.

“Elas entendem os desafios como uma forma de aprendizagem, sem que isso seja dito a elas. A criança gosta de ser desafiada porque, assim, pode exercitar suas habilidades, seu potencial. Tudo isso sem esquecer da profunda necessidade de fazer coisas conjuntamente, com alguém. São colaborativas e com uma capacidade impressionante para resolverem problemas”, completa a pesquisadora.

De tanto responder perguntas sobre essa nova relação de ensino e aprendizagem entre adultos e crianças em suas palestras, Cris decidiu criar o workshop “O que podemos aprender com as crianças que pode ser valioso para a vida adulta?”.

“O que podemos aprender com as crianças que pode ser valioso para a vida adulta?”
Data: 23 de agosto
Horário: 19h
Local: Code – Escola de Inteligências Livres (Rua Miguel Tostes, 648)
Inscrições: pelo e-mail falecomagente@codeescola.com.br
Valor: R$ 45 individual e R$ 80 em dupla
Foto: Code/Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.