Home Jornal da Capital É Notícia Clube do Livro online para a leitura de “21 lições para o...

Clube do Livro online para a leitura de “21 lições para o século 21” inicia nesta semana

622
0

Com o propósito de reunir um grupo de pessoas interessadas em estudar e trocar ideias sobre obras literárias importantes para as questões contemporâneas, os professores Fabiano Gomes, em Porto Alegre (Brasil), e Pedro Mar, em Matosinhos (Portugal), iniciam a partir desta quarta-feira, dia 29 de julho, um Clube do Livro para uma jornada de leitura de “21 lições para o século 21”, do historiador Yuval Harari. A proposta é analisar os capítulos em encontros semanais no ambiente online. Nesta temporada, a dupla convidou a empresária e ativista do autoconhecimento, Débora Tessler, para mediar as reuniões. A inscrição pode ser feita de forma gratuita no link https://www.fabianogomes.com.br/clube-do-livro

O projeto nasceu no final de 2019 de uma sincronia literária. Gomes e Mar descobriram que ambos haviam adquirido o livro “As Leis da Natureza Humana”, do autor Robert Greene, na mesma semana. Dessa coincidência, decidiram ler e estudar a obra juntos, em encontros semanais, para refletir sobre cada capítulo lido. Com a intenção de reunir mais pessoas interessadas em participar, decidiam abrir o estudo com a proposta de um clube do livro online.

O clube tem inspiração no conceito de espaços de compartilhamento conhecido como BA, introduzido por Ikujiro Nonaka, Hirotaka Takeuchi e Noburo Konno, em 1996, quando desenvolveu-se a ideia sobre a chamada espiral do conhecimento. Essa plataforma de concentração de resultados promove a troca de informações (experiências compartilhadas, ideias ou ideais) e a aquisição de novos conhecimentos pelos indivíduos.

Fabiano Gomes – Divulgação

“Nosso objetivo é criar esse ambiente onde as pessoas possam se encontrar para ter ideias e se conectar por meio da leitura de obras que fazem refletir. Queremos agregar, instigar e mobilizar indivíduos que estejam inconformados com as superficialidades da vida e que queiram enfrentar assuntos importante juntos”, explica Fabiano Gomes.

A leitura de “21 Lições para o Século 21” acontecerá no período de sete meses, dividido em 28 encontros. Cada lição (uma vez por semana) será ministrada pelos professores em um grupo fechado no Youtube, e cada encerramento de capítulo haverá um encontro coletivo e aberto no Zoom para a revisão das lições. Também haverá troca de conteúdo no Telegram e disponibilidade das gravações dos encontros no Google Classroom. Para participar, basta estar comprometido com a leitura do capítulo da semana para a troca de ideias.

Sobre “21 Lições para o Século 21” – Livro do historiador Yuval Harari lançado em 2018. Segundo o autor, a obra tem como objetivo responder à questão: “o que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?”. A publicação reúne artigos e palestras do autor sobre trabalho, liberdade e vigilância, nacionalismo, religião, imigração, educação, guerras, política, fake news, clima, entre outros. 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here