Home Jornal da Capital Agenda Estrelas nascem e morrem em Mostra da Cinemateca Capitólio Petrobras

Estrelas nascem e morrem em Mostra da Cinemateca Capitólio Petrobras

625
0

A estreia da nova versão de uma das mais clássicas e revisitadas narrativas de Hollywood é a inspiração para a mostra O Céu e o Chão das Estrelas, atração da primeira quinzena de novembro da Cinemateca Capitólio Petrobras. De 1 a 14 de novembro, a programação apresenta as três primeiras versões de Nasce uma Estrela – a pioneira de William A. Wellman, lançada em 1937, a refilmagem dos anos 1950 do mestre George Cukor e a adaptação da história para o universo da música setentista de Frank Pierson – e mais treze filmes, entre obras-primas consagradas e títulos marginais, que versam sobre as alegrias e as tensões que a fama pode trazer para aqueles que a desejam.

Um dos destaques da mostra é a clássica metachanchada Carnaval Atlântida, de José Carlos Burle, que traz para a realidade carioca dos anos 1950 a sempre perigosa relação entre o processo criativo e as exigências comerciais na produção de um filme. A seleção ainda inclui obras de Russ Meyer, Ang Lee, Paul Verhoeven, Elia Kazan, Bob Rafelson, Joseph L. Mankiewicz, Jerry Lewis, Paul Schrader, Blake Edwards, Bob Fosse, Peter Bogdanovich e Richard Lester.

A mostra tem o apoio da distribuidora MPLC. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

O CÉU E O CHÃO DAS ESTRELAS
A narrativa cristalizada por William A. Wellman no final dos anos 1930 com Nasce uma Estrela, depois revisitada por George Cukor na década de 1950 e adaptada para o mundo da música por Frank Pierson, nos anos 1970, revela sem floreios os dramas e as felicidades da ascensão (e da queda) dos grandes mitos populares forjados pelas indústrias do entretenimento. A mostra O Céu e o Chão das Estrelas apresenta um panorama de obras que abordam o tema, contemplando diferentes olhares, gêneros e décadas.

Qual é o preço do sucesso? Um Rosto na Multidão, de Elia Kazan, encontra a resposta dentro do ambiente da televisão, uma novidade arrebatadora no final dos anos 1950. Já Russ Meyer, referência do cinema sexploitation, busca como cenário a Los Angeles do final dos anos 1960 para criar De Volta ao Vale das Bonecas, filme cheio de surpresas e reviravoltas sobre uma banda de rock de garotas que deseja a fama. Ainda no universo da música, os Beatles também querem conquistar o mundo, mas para isso precisarão trabalhar muito em A Hard Day’s Night: Os Reis do Iê-Iê-Iê, de Richard Lester. Outros dois musicais abordam o complexo processo de criação de um espetáculo: Carnaval Atlântida, a chanchada autorreferente de José Carlos Burle, com Grande Otelo, Oscarito e grande elenco, e O Show Deve Continuar, filme comovente de Bob Fosse com toques autobiográficos.

E qual o preço que se deve pagar para ter audiência? Jerry Lewis e Blake Edwards, mestres da comédia moderna, lançam respostas mordazes a respeito da fabricação de grandes produtos em O Otário e S. O. B. – Nos Bastidores de Hollywood. Em outras arenas, a competição venenosa entre as estrelas é frequente e aparece em duas obras-primas realizadas nos anos 1950 e 1990: A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz e Showgirls, de Paul Verhoeven.

O aspecto mais sombrio do mundo do entretenimento ganha destaque em tramas criminosas e em narrativas abertamente políticas. Assassinatos célebres geraram duas obras recentes de nomes essenciais da Nova Hollywood, O Miado do Gato, de Peter Bogdanovich e Auto Focus, de Paul Schrader.  Reflexões críticas sobre a criação de heróis populares em diferentes contextos podem ser vistas no psicodélico Head – Os Monkees Estão Soltos, de Bob Rafelson, protagonizado pela célebre banda de rock The Monkees, e no recente A Longa Caminhada de Billy Lynn, um dos filmes mais injustiçados de Ang Lee.

HORÁRIOS

1 de novembro (quinta-feira)
14h – Head – Os Monkees Estão Soltos
15h45 – Os Reis do Iê, Iê, Iê
17h30 – S. O. B –  Nos Bastidores de Hollywood
19h45 – Nasce uma Estrela (1937)

2 de novembro (sexta-feira)
14h – O Otário
15h45 – Carnaval Atlântida
17h30 – O Miado do Gato
19h45 – Showgirls

3 de novembro (sábado)
14h – Nasce uma Estrela (1954)
17h30 – De Volta ao Vale das Bonecas
19h45 – A Malvada

4 de novembro (domingo)
14h – Os Reis do Iê, Iê, Iê
15h45 – Head – Os Monkees Estão Soltos
17h30 – A Longa Caminhada de Billy Linn
19h45 – O Show Deve Continuar

6 de novembro (terça)
14h – O Otário
16h – Nasce uma Estrela (1937)
18h – O Miado do Gato
20h – Um Rosto na Multidão

7 de novembro (quarta)
14h – O Show Deve Continuar
16h30 – Os Reis do Iê, Iê, Iê
18h – A Longa Caminhada de Billy Linn
20h – Auto Focus

8 de novembro (quinta)
16h30 – Nasce uma Estrela (1954)
20h – divulgação em breve

9 de novembro (sexta)
14h – Nasce uma Estrela (1976)
16h30 – Carnaval Atlântida
18h – Auto Focus
20h – Projeto Raros Especial (Ela na Tela)

10 de novembro (sábado)
14h –  S. O. B – Nos Bastidores de Hollywood
16h30 – Nasce uma Estrela (1976)
19h – Ela na Tela (divulgação em breve)

11 de novembro (domingo)
14h às 22h – Ela na Tela (divulgação em breve)

13 de novembro (terça)
14h – Showgirls
16h30 – A Malvada
19h30 – Ela na Tela (divulgação em breve)

14 de novembro (quarta)
14h – Um Rosto na Multidão
16h30 – De Volta ao Vale das Bonecas
19h30 – Ela na Tela (divulgação em breve)

O Show deve continuar
Destaque: Nasce uma Estrela 1954

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.